Home Esportes Olímpicos Paralimpíadas: estrela mexicana celebra quarto ouro no halterofilismo

Paralimpíadas: estrela mexicana celebra quarto ouro no halterofilismo

Amalia Perez se tornou tetracampeã paralímpica na categoria 61kg em Tóquio 2020. Foi a primeira medalha de ouro do México nesta edição dos Jogos

Marjoriê Cristine
Colaborador do Torcedores

Amalia Perez é um dos maiores nomes do halterofilismo paralímpico do mundo. Nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, a estrela mexicana se tornou tetracampeã na categoria até 61kg. Foi o primeiro ouro do México nesta edição dos Jogos Paralímpicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Foi o quarto pódio consecutivo de Amalia Perez, que ganhou seu primeiro ouro em Pequim 2008, depois Londres 2012 e na Rio 2016 até vencer no Japão. No entanto, a mexicana soma seis medalhas paralímpicas na carreira.

+Brasil está no top 10 do quadro de medalhas nas Paralimpíadas de Tóquio 2020

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Esta é a minha sexta medalha e a minha quarta medalha de ouro. Mas como estes Jogos foram os mais desejados para mim, colocarei esta medalha em primeiro lugar”, disse ao site oficial das Paralimpíadas.

Reviravolta no fim

Amalia Perez estava na liderança  da prova, após a segunda rodada, ao levantar 126 kg. Mas caiu para a quarta posição antes de sua última tentativa, atrás da egípcia Fatma Korany, da uzbeque Ruza Kuzieva e da tricampeã paralímpica Lucy Ejike, da Nigéria.

+Paralimpíadas: Brasil soma 23 medalhas no 4º dia de competições; veja

PUBLICIDADE

A mexicana foi para ou tudo ou nada na última rodada, quando levantou 131kg pelo título. As adversárias também contribuíram para o ouro. Ejike falhou em sua tentativa final de 135kg e teve que se contentar com o bronze (130kg), atrás de Kuzieva (130kg, mas com peso corporal menor).

PUBLICIDADE

“O que me passava pela cabeça era que meu último levantamento tinha que ser perfeito. Eu tive alguns erros técnicos em meus outros dois levantamentos, mas eu sabia que meu levantamento final tinha que ser perfeito para os juízes ”, disse a mexicana.

Leia também:

+Paralimpíadas: mulheres do Brasil se destacam nos pódios do dia

Paralimpíadas: Silvânia Costa revela alívio ao ganhar o segundo ouro

Paralimpíadas: Jessica Ferreira fica em 4º e quase sobe ao pódio no triatlo

PUBLICIDADE
Better Collective