O nadador do Time Brasil Ronystony Cordeiro entrou na piscina na manhã desta quinta-feira (3) e ficou na última posição na final dos 50m costa da natação S4. Esta foi a sua primeira decisão por medalhas alcançada nesta edição das Paralimpíadas, que acontecem em Tóquio, no Japão.
Paralimpíadas de Tóquio 2020: Confira o quadro de medalhas completo
O brasileiro que havia feito o terceiro melhor tempo de sua bateria na etapa de classificação, com 46.58, piorou o tempo em quase meio segundo ao fazer 46.95. O resultado o jogou para a oitava colocação geral, único a bater na casa dos 46 segundos, junto com Xavier Torres, da Espanha.
A disputa pelo ouro durou até os últimos metros e foi decidida na batida dos braços. Arnost Petracek (41.26), da República Tcheca, liderava até a metade da prova, quando tomou a virada de Roman Zhdanov (40.99) e ficou com a prata.
O campeão ainda atualizou o recorde mundial antigo (41.50), que também era dele, conquistado em 2019. O pódio foi concluído com Angel de Jesus Camacho, do México.
Ronystony passou a praticar a natação paralímpica em 2007 por uma recomendação médica depois de sofrer um acidente de bicicleta, aos 24 anos. Sua medula cervical foi comprometida na ocasião.
Aos 41, o brasileiro tem como seus principais títulos o ouro no revezamento 4x50m livre no Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, em 2011, e na mesma categoria, em 2013, no Mundial de Natação em Montreal.

