Home Futebol Brasileirão: Confira os 5 clubes que decepcionaram nesta edição

Brasileirão: Confira os 5 clubes que decepcionaram nesta edição

Internacional, São Paulo, Grêmio, Bahia e Chapecoense tiveram um Brasileirão que não trará boas lembranças

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Com o fim da temporada é hora de fazer um balanço do ano. E para alguns clubes, o Brasileirão deste ano não irá trazer boas lembranças. Dos 20 clubes que disputaram a competição, cinco acabaram se destacando, mas negativamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nesta matéria destacamos os motivos pelos quais os times citados decepcionaram seus torcedores ao longo do Campeonato Brasileiro de 2021.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI0cERXeGdqNyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Bahia

Apesar de ter sido eliminado na fase de semifinais do campeonato estadual, a diretoria começou o Brasileirão com uma equipe, que pelo menos no papel, dava impressão que poderia lutar até por vaga na Libertadores. Isso fica evidente nos números do ataque do Bahia, que terminou o torneio como o 8º melhor.

Por outro lado, o clube teve a segunda pior defesa do campeonato, fato esse que ajuda a entender o rebaixamento para a segunda divisão.

Chapecoense

Apesar de ter o melhor ataque do Campeonato Catarinense e o vice-campeonato do estadual, a expectativa em relação a campanha da Chape era de um campeonato fugindo do rebaixamento.

PUBLICIDADE

A queda para a Série B, por si só, não é decepcionante. Mas a campanha do clube sim. Com apenas uma vitória e 67 gols sofridos, a Chapecoense terminou o Brasileirão 2021 com o pior desempenho na história dos pontos corridos.

PUBLICIDADE

Grêmio

Considerado por muitos um dos favoritos até ao título do Campeonato Brasileiro, o Imortal também entra nessa lista. Nem mesmo as trocas de técnicos e contratação de reforços, como Douglas Costa, fizeram o time se livrar do rebaixamento.

É verdade que Mancini conseguiu uma recuperação importante, tanto que o clube foi o 5º melhor ataque da competição.  Só que nem mesmo a vitória na última rodada, frente o campeão Atlético-MG, com show de Diego Souza, foi suficiente para evitar mais uma queda para a Série B.

Internacional

Ao contrário das três equipes citadas, o Colorado teve uma grande melhora no Brasileirão com a chegada de Diego Aguirre. O clube chegou a ter pesadelos com a zona de rebaixamento, mas se recuperou ao longo do campeonato, ficando várias rodadas entre as equipes classificadas para a Libertadores em 2022.

Mas nas últimas rodadas Internacional viu seu desempenho despencar, tanto que nos cinco jogos finais, o clube consegui apenas um ponto (quatro derrotas / um empate). Com isso o clube irá disputar a Copa Sul-Americana em 2022, mesmo com um elenco que contou com nomes que se destacaram na competição, como Edenilson e Yuri Alberto.

PUBLICIDADE

São Paulo

Fechando a lista aparece a equipe paulista. O título estadual deu a impressão de que o time seria um dos favoritos ao título. Mas diversas lesões atrapalharam o ano Tricolor. E a troca de Crespo por Rogério Ceni não rendeu o resultado esperado.

Tanto que o São Paulo foi outro clube a lutar contra o rebaixamento na reta final do campeonato. Com apenas 31 gols marcados e 48 pontos, a equipe teve seu pior ano na história dos pontos corridos do Brasileirão.

LEIA TAMBÉM:

Fluminense anuncia Abel Braga como técnico para 2022
Corinthians oficializa retorno de Paulinho, campeão do mundo pelo clube
Morre Cléver Gonçalves, árbitro do gol ‘de costas’ em Fábio, aos 57 anos
Novela de Arrascaeta, Pablo no Internacional, Futuro de Luan no Corinthians e mais: as últimas do futebol

Better Collective