Concorrente direto do Grêmio na briga pela permanência na Série A nas últimas rodadas do Brasileirão de 2021, o Juventude acabou levando a melhor e empurrou o rival regional para a segundona. Darlan estava no Grêmio e agora é reforço do Juventude por empréstimo de uma temporada, entendendo que o time de Caxias mereceu a permanência.
“Eu vejo que (o rebaixamento) não foi nas últimas rodadas, né? Isso foi no decorrer do campeonato. O Juventude teve os méritos de permanecer. Futebol é assim. Em alguns momentos, dá certo e, em outros, não dá”, citou em sua coletiva de apresentação.
Darlan tem 23 anos de idade e subiu com muitos elogios ao profissional em 2019, mas nunca chegou a ter sequência como titular. Ele admitiu uma certa frustração pela falta de jogos:
“Sempre procurei estar muito preparado, trabalhando bastante no dia a dia para, quando eu tivesse as oportunidades lá (no Grêmio), pudesse desempenhar o meu melhor. Então, sempre estive preparado. Às vezes, tem coisas que a gente não entende, mas hoje meu foco está aqui no Juventude e vou procurar ser muito feliz”, ampliou.
Sem Darlan, o Grêmio manteve a atual dupla titular de volantes formada por Thiago Santos e Lucas Silva, e também tem Villasanti, Sarará e Fernando Henrique para a função.

