Palmeiras e Chelsea, finalistas do Mundial de Clubes da Fifa neste sábado (12), às 13h30 (horário de Brasília), em Abu Dhabi, no Emirados Árabes Unidos, têm poderios financeiros bem diferentes, mas para o técnico Abel Ferreira, o Verdão pode ficar com o título se for melhor em outros quesitos.
Em entrevista coletiva nesta sexta (11), no local da final, o estádio Mohammed Bin Zayed, o treinador português comparou os investimentos feitos pelas duas equipes para montar seus elencos e deixou claro que o Chelsea é favorito, apesar do zagueiro Thiago Silva ter dito que “ouviu no Brasil que o Palmeiras é favorito e que o time inglês tem que ser respeitado”.
“Esta parte da pressão e favoritismo é para vocês. Eu aceito. O Guardiola ainda ontem ou há dois dias, falou que o Chelsea era uma das melhores equipes do mundo, porque ganhou a Champions League. É a segunda no campeonato inglês onde compete contra o Manchester City . Quando dizem isso é porque não percebem a realidade. Como já disse, (o Chelsea) é uma equipe que gastou para montar este elenco 650 milhões de euros (R$ 3,8 bilhões na cotação atual) e o Palmeiras gastou 32 milhões (R$ 190 milhões) para compor este elenco“, explicou.
No entanto, para Abel, o que pode fazer o Palmeiras vencer o Chelsea na final do Mundial são outros quesitos.
“Os valores que vão fazer a diferença amanhã são a competitividade, a amizade, a coragem, a ajuda, audácia para defender sem bola e com ela colocar o adversário em dificuldades. Nisso podemos nos comparar. O favoritismo deixo para vocês fazerem as capas de jornais, é bom que se escreva, porque o futebol não é só dentro das quatro linhas, engloba muita gente“, avaliou Abel.
Palmeiras pode ganhar do Chelsea?
O treinador respondeu ainda sobre a possibilidade de surpreender o atual campeão da Champions League na final do Mundial de Clubes da Fifa.
“Claro que dá para ganhar, o futebol é mágico por isso mesmo. Dá para ganhar. Contra quem for. As probabilidades do City na final da Liga dos Campeões apostavam neles e ganhou o Chelsea“, explicou Abel.
Para a grande final, o Verdão terá todos os 23 jogadores inscritos à disposição.
Se Abel não mudar a escalação, o time terá: Weverton; Gómez, Luan e Piquerez; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga, Dudu e Rony.
A partida terá transmissão da Band na TV aberta e no Bandsports na TV fechada.

