A Federação de Futebol da Polônia divulgou neste sábado (26) que a seleção polonesa tomou a decisão de boicotar o duelo contra a Rússia, válido pelos playoffs Eliminatórias da Copa do Mundo, marcado para o final de março.
Esta decisão foi tomada em conjunto com os jogadores que normalmente são convocados para disputar os jogos pela Polônia, incluindo Robert Lewandowski, artilheiro do Bayern de Munique.
O jogo está previsto para ocorrer exatamente no dia 24 de março, com a semifinal do “Caminho B” dos playoffs das Eliminatórias Europeias. O vencedor deste confronto (ainda mantido pela FIFA e previsto para ocorrer com mando de campo da Rússia) enfrentará Suécia ou República Tcheca na decisão, valendo vaga para a Copa do Mundo.
A reação no Twitter foi imediata e jogadores como o goleiro Wojciech Szczesny (Juventus) apoiaram a decisão, afirmando que é “impossível jogar contra a Rússia pois o país não representa valores e princípios dos jogadores”.
Veja a nota oficial da Polônia sobre a Rússia
“Nós, os jogadores da seleção polonesa, juntamente com a Federação Polonesa de Futebol, decidimos que, como resultado da agressão da Rússia contra a Ucrânia, não pretendemos jogar o play-off contra a Rússia.
Não é uma decisão fácil, mas há coisas mais importantes na vida do que o futebol. Nossos pensamentos estão com a nação ucraniana e nosso amigo da seleção, Tomasz Kedziora, que ainda está em Kiev com sua família”.

