Nesta segunda-feira (7), segundo o jornalista Adam Schefter, da ESPN dos Estados Unidos, o Kansas City Chiefs colocou a franchise tackle no Offensive Tackle Orlando Brown.
Desse modo, Brown se tornou o primeiro jogador a receber a tag nesta offseason.
O jogador de linha ofensiva foi trocado do Baltimore Ravens para o Kansas City Chiefs na intertemporada de 2021 para reforçar o setor considerado o principal responsável pela derrota no Super Bowl LV para o Tampa Bay Buccaneers. Só para ilustrar, a linha ofensiva dos Chiefs teve vários desfalques e o Quarterback PatricK Mahomes sofreu três sacks e nove Quarterback hits.
Na temporada passada, Brown disputou 16 jogos, todos como titular, e foi eleito para o Pro Bowl, sendo a terceira nomeação consecutiva na carreira.
Brown tinha um contrato de quatro anos, assinado quando era novato em 2018. Em 2021, atuando pelos Chiefs, o Offensive Tackle recebeu US$ 3,384 milhões, de acordo com o site Spotrac. Brown seria agente livre em 2022.
É provável que Orlando Brown deva ganhar cerca de 16,5 milhões de dólares em 2022, como valor da franchise tag para jogadores da sua posição.
O que é a franchise tag, aplicada em Orlando Brown?
A franchise tag é um ano de contrato garantido para jogadores que são agentes livres irrestritos na temporada de sua aplicação. Cada franquia tem direito de aplicar a tag em apenas um jogador por ano.
Há três tipos de franchise tag:
Franchise tag não-exclusiva: o jogador recebe a média dos cinco maiores salários da posição nos últimos cinco anos ou 120% do seu salário anterior, o que for maior. Ele pode negociar com outros times, mas a equipe que aplicou a tag pode igualar as ofertas e ou receber duas escolhas de primeira rodada como compensação, caso o jogador saia;
Franchise tag exclusiva: vale a média dos cinco maiores salários da respectiva posição do jogador ou 120% do seu salário. Nenhum time pode negociar com o jogador;
Transition tag: o jogador ganha a média dos 10 maiores salários da posição na última temporada. Por outro lado, o time tem direito apenas a igualar as ofertas recebidas pelo alvo da tag. Dessa maneira, caso ele vá para outra equipe, a franquia não receberá nenhuma compensação.
Segundo Schefter, os principais jogadores que podem receber a franchise tag em 2022 são: Davante Adams (Green Bay Packers), Chris Godwin (Tampa Bay Buccaneers), Mike Williams (Los Angeles Chargers), Jessie Bates (Cincinnati Bengals), Dalton Schultz (Dallas Cowboys), Mike Gesicki (Miami Dolphins) e Harold Landry (Tennessee Titans).
O prazo que as franquias tem para aplicar a tag é terça-feira (8), até as 17h59 (horário de Brasília).

