A primeira fase do Parazão 2022 encerrou neste domingo (6) após a realização de seis jogos. Atual bicampeão estadual, o Paysandu é o time que mais pontuou na fase inicial.
A equipe alviceleste conquistou 17 de 24 pontos que disputou. Além disso, é dono do melhor ataque. Marcou 14 gols em oito partidas.
O Itupiranga é o adversário que mais sofreu com o ataque bicolor. Perdeu por 4 a 0 no estádio Banpará Curuzu.
Principal adversário do Papão, o Clube do Remo é o único integrante do Parazão 2022 que encerrou a primeira fase sem perder.
O time liderado por Paulo Bonamigo venceu três partidas e empatou cinco. Além disso, tem a melhor defesa. Sofreu apenas quatro gols em oito jogos.
O Remo não levou gols quando jogou contra Amazônia Independente, Paragominas, Itupiranga e Tuna Luso.
Paysandu e Remo vão disputar o título do Parazão 2022 contra quem?
Oito clubes ainda seguem vivos na disputa pelo título do campeonato estadual. São eles, Paysandu, Remo, Tapajós, Águia de Marabá, Castanhal, Bragantino-PA, Tuna Luso e Caeté.
As fases decisivas da competição estão previstas para ocorrerem entre os dias 9 de março e 3 de abril.
Veja, a seguir, os duelos da fase quartas de final:
Confrontos das quartas de final do Parazão 2022:
Paysandu x Tapajós
Castanhal x Águia de Marabá
Tuna Luso x Bragantino
Remo x CaetéNota 01: Os times da esquerda vão disputar em casa o segundo e decisivo jogo.
Nota 02: Fase será disputada entre os dias 9 e 14 de março.
— Octávio Augusto (@octaviojr1993) March 7, 2022
Bizarrices do regulamento e rebaixados
A fórmula de disputa do Parazão 2022 acabou desprivilegiando, parcialmente, o mérito.
O Independente de Tucuruí fez 11 pontos e pontuou mais que três times que avançaram de fase (Bragantino, Tapajós e Paragominas), mas acabou eliminado.
Para este ano, os 12 integrantes do torneio foram divididos em três grupos de quatro equipes.
Os times apenas duelaram com adversários de outras chaves. Ou seja, praticamente ficaram sempre dependente de resultados de outras partidas.
Amazônia e Paragominas foram os piores times da primeira fase e acabaram rebaixados à Segunda Divisão.

