Depois de estrear com polêmicas dentro e fora da pista pelo “código de vestimenta” e um traçado perigoso, o circuito de Jidá, na Arábia Saudita, pode ficar até 1 segundo mais rápido devido às alterações que vêm sendo feitas pela Fórmula 1, buscando uma maior segurança para os pilotos.
Os promotores do Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1 tiveram apenas três meses para fazer alterações no circuito desde sua corrida inaugural no ano passado, que será a segunda prova no calendário de 2022. Vários pilotos pediram mudanças na pista depois que a primeira corrida foi marcada por incidentes que levaram a duas bandeiras vermelhas e vários Safety Cars real e virtual.
O executivo-chefe do Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1, Martin Whitaker, disse que eles prestaram atenção especial às preocupações dos pilotos sobre a visibilidade limitada nas muitas curvas rápidas da pista.
“A FIA e a Fórmula 1 solicitaram que olhássemos 12 ou 15 pontos ao redor do circuito. Nada que fosse um problema como tal, era mais sobre as linhas de visão, porque obviamente a velocidade do circuito é tanta que os pilotos estavam chegando muito rápido em carros mais lentos.” – afirmou Whitaker.
“Acho que o principal problema não foi tanto a corrida, e sim a qualificação, onde você tem carros recuando para aproveitar uma volta decente. A FIA pode fazer coisas sobre isso, obviamente, porque no briefing dos pilotos eles podem dizer às pessoas que não devem desacelerar em certas curvas ou em certas áreas.” – continuou Whitaker, que acredita que os responsáveis pelo Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1 fizeram tudo o que podiam para melhorar a questão da visibilidade para os pilotos.
“Mas, predominantemente, foi muito melhor para nós, como promotores e organizadores do circuito, realmente olhar para o que poderíamos fazer. Então, efetivamente mudamos o número das linhas de visão. Acho que efetuamos entre sete e 10 das mudanças que eles estavam procurando. O resto vai demorar um pouco mais.” – disse Whitaker, que acredita que a direção de prova da Fórmula 1 também poderá ajudar os pilotos para que sejam evitados possíveis acidentes.
Direção de prova terá papel importante
“Por exemplo, a linha de visão no interior das curvas 23 e 24 é uma tarefa maior e simplesmente não tivemos tempo para fazer isso. Então, essa é uma área em que acho que o diretor de corrida da FIA pode ajudar em termos de dizer aos pilotos para serem cautelosos quando estiverem passando por isso, para não diminuir a velocidade em uma volta de qualificação, por exemplo.” – afirmou Whitaker, que finalizou dizendo como o circuito de Jidá ficará mais rápido.
“A dinâmica do circuito permanece a mesma, exceto na curva 27. Os limites de pista do circuito permanecem os mesmos, acabamos de mover algumas das barreiras um pouco para trás em certas áreas, então melhora as linhas de visão naquela curva. Poderia torná-lo um pouco mais rápido.” – finalizou o responsável pelo Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1.
Quando a Fórmula 1 retornará?
A nova temporada da F1 dará o seu pontapé inicial no próximo final de semana nos dias 18, 19 e 20 de março com o Grande Prêmio do Bahrein, que será disputado no circuito de Sakhir. A largada será no domingo ao 12h00 (de Brasília) com transmissão da TV Bandeirantes. Lembrando que a categoria, por enquanto, terá 22 corridas em 2022, devido ao cancelamento do GP da Rússia.
Fique ligado aqui no site Torcedores para saber tudo sobre F1 e todo o esporte aqui no Brasil e no mundo!

