Home Futebol Conmebol estuda mudar formato das Eliminatórias para Copa de 2026

Conmebol estuda mudar formato das Eliminatórias para Copa de 2026

Torneio com pontos corridos, disputado desde 1998, pode ser abandonado para próximo ciclo classificatório para o Mundial

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 foram encerradas nesta terça-feira (29). Mas além do fim do torneio, pode ser também o último em que o atual formato de pontos corridos e todos contra todos seja disputado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o GE, a Conmebol já descarta manter tal formato para o ciclo do Mundial de 2026, a ser disputado na América do Norte (EUA, Canadá e México). O motivo principal seria o ‘inchaço’ da Copa, que terá a partir de sua próxima edição, 48 clubes ao invés dos 32 habituais e também o aumento de número de vagas que a América do Sul terá, agora seis diretas e uma pela repescagem.

Além disto, o interesse esportivo e comercial das Eliminatórias também poderia ser prejudicado com a manutenção do formato, já que haveria a chance de poucas vagas em disputa durante determinado momento do certame,  com Brasil e Argentina podendo até terem mais chances de classificação com maior antecedência para a Copa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A principal discussão para mudar o formato do torneio é manter o interesse comercial neste, sobretudo da TV, que gostaria de ver quantos jogos forem possíveis da competição para serem transmitidos. Claro, também mantendo a atratividade esportiva para que não haja possibilidade de desinteresse das principais seleções filiadas à Conmebol. O assunto também chegou a entrar na pauta de discussões até de jogadores.

PUBLICIDADE

Possíveis formatos para as Eliminatórias

O formato que tem mais sido discutido é o de dividir as dez seleções que disputam o torneio em dois grupos de cinco, que ou se enfrentariam apenas dentro da chave ou jogariam contra o outro grupo. São apenas duas datas de diferença (oito contra dez) em relação aos possíveis torneios, bem como há a diferença na disposição dos classificados para a Copa do Mundo de 2026.

No primeiro, as duas primeiras colocadas de cada grupo se classificariam direto para a Copa e os terceiros e quartos se enfrentariam numa fase extra para as duas outras vagas extras, além de uma da repescagem. Na segunda, os três primeiros colocados da respectivas chaves vão à Copa e os quartos duelam pela repescagem, formato semelhante ao adotado pela Ásia.

Além destes, outros formatos ainda podem ser levados à mesa da Conmebol, que irá se reunir em Doha (CAT) na sexta-feira (1/4), antes do sorteio dos grupos para a Copa de 2022. No entanto, as chances são pequenas de que as mudanças na competição sejam decididas neste encontro.

Better Collective