Presente na última conquista da seleção brasileira em uma Copa do Mundo, Cafu não se encontra totalmente satisfeito com o desempenho do time de Tite. Em entrevista ao Podcast Denílson Show, o ex-lateral apontou que os concorrentes da Europa, neste momento, são superiores por conta do critério tático. Em sua visão, existe a necessidade da equipe nacional ter um padrão de jogo mais definido.
Apesar da ótima campanha do Brasil nas Eliminatórias, Cafu apontou que o desempenho não pode servir de critério para avaliação. Isso porque seleções como Bolívia e Peru são ligeiramente fracas e que apresentam pouco perigo nos jogos,
“Antes, a Bolívia, Equador, Uruguai e o Peru davam trabalho. Hoje em dia, se jogar com essas seleções o Brasil sobra. O nível do futebol sul-americano é baixo. Em compensação, o nível do futebol europeu é alto. Agora, o que temos que fazer é juntar os jogadores da seleção brasileira e dar um padrão tático como eles têm na Europa. Vocês vão ver que a seleção vai ficar imbatível. Nós temos uma baita seleção, mas eu bato na tecla e falo para todo mundo: o que falta é tática para ser competitivo com as seleções europeias. Individualmente, nossos jogadores são impressionantes”, afirmou.
Brasil entre as Seleções das Eliminatórias:
1º em gols pró (40)
1º em grandes chances (60)
1º em posse (60%)
1º em passes certos (8041)
1º em chutes certos (105)
1º em dribles (223)
1º em menos grandes chances cedidas (5)
1º em menos gols sofridos (5)
1º em Nota SofaScore (7.08) pic.twitter.com/ItgWg2Bona— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) March 30, 2022
EVOLUÇÃO DO BRASIL
Na visão de Denilson, a seleção brasileira evoluiu com o rejuvenescimento da equipe. Dessa forma, Neymar deixou de ser o único ponto de destaque da escalação e nomes como Antony, Raphinha e Vinicius Jr podem fazer a diferença na Copa do Mundo.
“Eu acho que melhorou com a chegada do Antony, Raphinha, Vini Jr… A gente aumentou o poder do individualismo. Antes, se focava nessa questão de quebrar linhas com o Neymar, e todo mundo jogava a favor do Neymar. Com essa molecada, o Neymar vai evoluir como jogador. A gente não tinha dribles… Eu acho o Raphinha um excelente jogador“, afirmou.

