Home Futebol Corinthians, Flamengo, Galo e mais: Saiba o posicionamento de cada clube na criação da nova liga no Brasil

Corinthians, Flamengo, Galo e mais: Saiba o posicionamento de cada clube na criação da nova liga no Brasil

Liga está criada, mas briga entre clubes está aberta

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A Libra, liga brasileira de clubes, está criada com a assinatura de seis clubes como criadores e dois como apoiadores e parte integrante da nova liga. Mesmo com a ideia para mudar os rumos do futebol brasileiro, a liga não agradou a todos os clubes e iniciou uma discussão entre os donos da proposta e os opositores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vale lembrar que quem criou oficialmente a liga brasileira foram os cinco clubes paulista da elite do Brasileirão, sendo eles Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Red Bull Bragantino, e o Flamengo. Em contraponto, outros clubes são contrários à proposta e não querem assinar a entrada na nova liga, sendo o Athletico Paranaense o principal opositor dos criadores da liga.

“Fomos surpreendidos com a pauta da reunião, pontos que não concordamos. São poucos, facilmente chegaremos lá. Mas houve inversão de objetivos, não se discutiu nada. Presença de presidente da Federação Paulista representando a CBF. Falei com a Fifa sobre a liga brasileira, eles virão em junho conversar com a CBF. Seria uma conversa entre os clubes para ajustar os pontos. Vieram com estatutos prontos, onde os seis assinariam e quem quisesse assinar ficasse à vontade. Nem estudei o estatuto”, disse Mario Celso Petraglia à imprensa na saída da reunião realizada entre os clubes em São Paulo, na terça (3).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Nós recebemos uma proposta com itens de divisão de valores, Série A, Série B. Série B nem foi convidada. A vaidade dos clubes com grandes torcidas é imensa. Eles querem ser donos do futebol brasileiro”, completou o homem forte do Athletico.

Outras equipes, até o momento, se mantém neutras na discussão pela liga.

Veja o posicionamento de cada clube na nova liga de clubes do Brasil

Criadores da liga e donos da proposta

PUBLICIDADE

Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino

PUBLICIDADE

Assinaram em apoio

Cruzeiro, Ponte Preta

Neutros 

Botafogo, Vasco, Fluminense, Internacional, Grêmio

PUBLICIDADE

Oposição à liga

América-MG, Athletico Paranaense, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás, Juventude

Better Collective