Home Futebol Libra: Veja como será dividido o valor bilionário da nova liga de clubes brasileiros

Libra: Veja como será dividido o valor bilionário da nova liga de clubes brasileiros

Dinheiro é a grande discussão na criação da nova de liga de clubes no Brasil

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A Libra, ou Liga do Brasil, foi fundada na terça (3) por seis clubes em reunião com outras equipes. Algumas concordaram com o novo estatuto e apoiaram, outras se colocaram como neutras, enquanto outras seguem como posição e compõem uma outra tentativa de liga conhecida como ‘Futebol Forte’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Libra tem como fundadores o Flamengo e os cinco times paulistas da elite do Brasileirão: Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo e Red Bull Bragantino. O estatuto está pronto e foi apresentado e alguns dirigentes de outros clubes estudaram a questão na reunião

A principal divergência para alguns clubes opositores é o dinheiro. Isso porque a liga terá valor que baterá na casa do 1 bilhão de dólares, mas o dinheiro já estará com pré-divisão feita para cada temporada. E foi isso o que não agradou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Veja como deve ser a divisão bilionária da Libra

O valor de 1 bilhão de dólares anuais, ou quase R$ 5 bilhões, na cotação atual, será desembolsado pela BTG Pactual, que tem o desejo de administrar e financiar a Libra, a Liga do Brasil. Todos os clubes participantes entrarão na divisão da quantia, mas a forma como feita abriu discussões. Segundo o estatuto, feito pelos cinco criadores – Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Red Bull Bragantino -, a divisão será de: 40% de forma igual em todos os clubes que estiverem na Libra, 30% por premiação e posição, e os 30% restantes pela audiência dos clubes. No último quesito, porém, há um problema de como será medida essa audiência, mas uma discussão ainda será aberta sobre o assunto.

Os clubes opositores, que formam a tentativa de liga ‘Futebol Forte’ e tem vários pontos contrários ao estatuto são América-MG, Athletico Paranaense, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude.

Better Collective