Home Futebol Liga Brasileira: Veja os posicionamentos e pontos divergentes dos clubes

Liga Brasileira: Veja os posicionamentos e pontos divergentes dos clubes

Liga Brasileira tinha expectativa de ser formalizada em reunião na CBF, mas divergências acabaram dividindo os 40 clubes em dois blocos

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

A Liga Brasileira está terminando uma semana que deveria marcar a criação da união dos 40 clubes do Brasileirão Série A e Série B para a formação da Libra, a liga independente da CBF pensando em maior profissionalização do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No entanto, divergências em relação às cotas de TV dividiram os 40 clubes em dois blocos. Flamengo, São Paulo, Santos, Palmeiras, Corinthians e Red Bull Bragantino ficaram de um lado como os representantes da Libra, enquanto Athletico Paranaense, Fortaleza e Fluminense ficaram como representantes do grupo Futebol Forte.

Por isso, o Torcedores.com preparou um resumo com todas as informações reveladas até o presente momento sobre as discussões que podem afetar o futuro do futebol brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

REUNIÃO CANCELADA

O primeiro ponto é justamente ressaltar que a reunião na Confederação Brasileira de Futebol marcada para quinta-feira (12) foi cancelada justamente devido à criação do grupo Futebol Forte. A ideia da reunião era justamente formalizar a criação da Libra com representantes dos 40 clubes presentes na sede da CBF no Rio de Janeiro.

Em contrapartida, o grupo Futebol Forte marcou uma reunião para a próxima segunda-feira (16) no Rio de Janeiro para discutir as contrapropostas em relação ao que foi estabelecido pela Libra.

PUBLICIDADE

COTAS DE TV

PUBLICIDADE

O principal ponto discordante entre os dois grupos está na distribuição das cotas de TV. Os clubes fundadores da Libra decidiram que 30% de todo o dinheiro dos direitos de transmissão será definido através de engajamento, ou seja, base de assinantes do PPV, média de público em estádio, números de redes sociais, tamanho da torcida e audiência em TV aberta. A divisão igualitária seria de 40% e outros 30% seria distribuído por performance.

O grupo Futebol Forte defende uma distribuição igualitária de 50% para todos os clubes, 25% de engajamento com critérios à serem discutidos ainda e 25% por performance. Este modelo é idêntico ao adotado pela Premier League, maior campeonato nacional de clubes do futebol mundial.

TRANSMISSÃO

Outro ponto que está sendo discutido é que os clubes fundadores da Liga já procuraram TV Globo e Amazon para discutir os direitos de transmissão em TV Aberta, TV Fechada e streaming, enquanto os clubes do Futebol Forte querem propor uma licitação para ouvir todos os interessados.

PUBLICIDADE

ORGANIZAÇÃO DO CAMPEONATO

Não há informações ainda sobre o que pensa o grupo Futebol Forte em relação à esta questão, mas a Liga Brasileira já definiu que a Cadajas Sports Kapital será a responsável por organizar o campeonato com apoio do Banco BTG que promete investimento de R$5 bilhões no futebol brasileiro.

Esta empresa foi a escolhida pela Libra apesar do interesse da La Liga (responsável pelo Campeonato Espanhol) em assumir o comando das ligas de futebol do Brasil. Com isso, a Cadajas Sports Kapital ficaria responsável pelos contratos de TV e patrocinadores.

PODER DE DECISÃO

PUBLICIDADE

Por fim, cabe ressaltar que o último ponto discordante é em relação ao poder de decisão dos clubes. A Liga havia estabelecido que clubes integrantes do Brasileirão Série A teriam poder de dois votos contra os clubes do Brasileirão Série B. O grupo Futebol Forte discordou deste ponto.

Veja os integrantes da Liga, do Futebol Forte e os neutros nesta discussão

 
LIGA BRASILEIRANEUTROS FUTEBOL FORTE
CorinthiansAtlético-MGAthletico ParanaenseJuventude
CruzeiroBahiaAtlético-MGLondrina
FlamengoBotafogoAtlético-GONáutico
PalmeirasGrêmioAvaíOperário
Ponte PretaGuaraniBrusqueSampaio Corrêa
Red Bull BragantinoInternacionalCearáSport
SantosItuanoChapecoenseTombense
São PauloNovorizontinoCSAVila Nova
VascoCRB CRB
CoritibaCoritiba
Criciúma Criciúma
Cuiabá Cuiabá
Fluminense Fluminense
Fortaleza Fortaleza
Goiás Goiás
Better Collective