Home Futebol Decadência? Neymar tem sua pior temporada em gols desde 2013

Decadência? Neymar tem sua pior temporada em gols desde 2013

Craque brasileiro marcou o mesmo número de gols que fez em 2013, no Santos, quando igualou os números em seis meses

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Neymar não fez boa temporada no PSG. Mesmo com o título francês, o atacante voltou a sofrer com lesões, especialmente musculares, disputou apenas 28 jogos em toda a temporada, e teve sua temporada com menos gols desde que chegou à Europa, em 2013.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Naquele mesmo ano, em seis meses no Santos, Neymar disputou 23 jogos, com 13 gols e nove assistências. Ou seja, 22 participações em gols em 23 jogos no primeiro semestre pelo Peixe. Já na temporada que se encerrou, em 2021/22, em um ano, Neymar disputou 28 jogos, com 13 gols e oito assistências. Ou seja, 21 participações em gols em 28 jogos. Os números de Neymar ainda são acima da média geral, mas mostram uma queda do brasileiro.

Isso significa a decadência de Neymar?

Neymar chega a sua terceira temporada consecutiva sem marcar mais de 20 gols pelo PSG e mostra algo diferente de uma ‘decadência’. A realidade é que Neymar tem atuado em uma função diferente da que mantinha no Barcelona, antes de ser contratado, em 2017. Menos artilheiro, Neymar também tem atuado cada vez menos na ponta esquerda do gramado e mais pela meia esquerda, ou como a última peça do setor ofensivo, ou como um segundo atacante. Pode ser até mesmo um meia central para armar as jogadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Na goleada sobre o Metz por 5 a 0, que marcou a despedida do PSG da temporada, Neymar atuou pelo lado esquerdo, mas longe da ponta. Ele ocupou a faixa central pela esquerda, partindo para dentro e pisando na entrada da área. A faixa vermelha mostra um Neymar mais armador do que finalizador. Prova disso é que Mbappé, a nova flecha do ataque do PSG, marcou três vezes na goleada. Hoje, o camisa 10 do PSG e da seleção brasileira atua em outra faixa do gramado, até por isso tem um número reduzido de gols marcados. (Reprodução / Sofascore)
Better Collective