No último sábado (4), o Corinthians voltou a ocupar a liderança do Brasileirão Série A, após vencer o Atlético-GO e encerrar uma sequência de cinco empates seguidos. Esse fato foi tema do programa Posse de Bola do UOL desta segunda-feira (6). Para Arnaldo Ribeiro, o Timão tem méritos na atual posição do campeonato.
Mas apesar de elogiar o time de Vítor Pereira, o jornalista faz uma ressalva sobre como a equipe irá se portar quando iniciar as decisões das oitavas de final, tanto da Copa do Brasil como da Libertadores da América.
“A questão do Corinthians nessa tripla frente é que não tem elenco para as três, quais as opções que ele irá fazer, quando de fato acabar a série de jogos do Brasileirão. O Corinthians é um bom time, mas não tem elenco para as três frentes”, afirmou o jornalista.
“O Corinthians conseguiu fazer no campeonato o que ninguém fez, ganhar fora de casa. Nas três vitórias (Botafogo, Red Bull Bragantino e Atlético-GO) só conseguiu jogar alguma coisa contra a equipe carioca, com o adversário bagunçado. Mas é um time pragmático, quando deixou de perder pontos, recuperou a liderança.
“Vítor Pereira já entendeu o Brasileirão e joga pela “baliza zero”, quando não tomou gol, ele foi a liderança. Agora de novo, com um sistema bem seguro defensivo, conseguiu ganhar uma partida fora de casa, algo que nesse campeonato é difícil”, finalizou o jornalista.
Visitante “indigesto”
Os números do Brasileirão Série A mostra como o Corinthians está tendo um bom desempenho fora de casa. Isso porque o Timão conquistou 10 pontos em cinco partidas longe da Neo Química Arena (3 V / 1 E / 1 D). Isso representa um aproveitamento de 66.67%.
O Palmeiras possui o mesmo aproveitamento, mas realizou quatro jogos, conquistando oito pontos até o momento.
Rodízio de jogadores no Corinthians
Até o momento, Vítor Pereira não priorizou nenhuma das competições que o Timão está disputando. E ao que tudo indica, essa deverá ser a opção do treinador, pelo menos enquanto o clube estiver vivo tanto na Copa do Brasil como na Libertadores da América.
Esse fato aconteceu novamente na vitória frente o Atlético-GO. Mas é importante lembrar que o técnico teve desfalques forçados para o confronto. Isso porque o Corinthians não pode contar com seis atletas. Fagner, João Victor, Willian e Jô, com problemas físicos, Maycon, suspenso, e Raul Gustavo, com Covid-19.
Para o duelo contra o Cuiabá, que acontece na próxima terça-feira (7), Vítor Pereira poderá contar com os retornos dos dois últimos jogadores citados.
Mês decisivo no Parque São Jorge
O Corinthians ainda terá mais sete jogos para disputar em junho. Serão cinco confrontos pelo Brasileirão Série A, além dos jogos de ida das oitavas de final da Libertadores, contra o Boca Juniors, e da Copa do Brasil (com adversário a ser definido).
Dessa forma, o Timão poderá terminar o primeiro semestre nas primeiras posições do Campeonato Brasileiro, além de abrir vantagem nos confrontos de mata-mata. Por outro lado, tropeços em junho podem deixar a equipe em situação complicada, tanto no campeonato nacional, como na Libertadores e Copa do Brasil.

