Home Futebol Flamengo decide demitir Paulo Sousa e inicia negociações por novo treinador

Flamengo decide demitir Paulo Sousa e inicia negociações por novo treinador

Oficialização da demissão e anúncio do novo comandante pode acontecer ainda nesta quinta-feira

Matheus Leal
Matheus Leal é jornalista diplomado e com atuação na área há mais de 10 anos. Desde 2018 como redator do Torcedores.com e com passagem pela editoria do portal. Setorista do Flamengo e na cobertura da mídia esportiva com duas Copas do Mundo e duas Olimpíadas no currículo.

Paulo Sousa não é mais técnico do Flamengo e a oficialização deve acontecer ainda nesta quinta-feira. Depois da derrota para o Red Bull Bragantino por 1×0, no Estádio Nabi Abi Chedid, o treinador não aguentou a pressão e foi demitido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Até o momento, porém, nem Paulo Sousa e nem seus empresários foram comunicados da decisão do Flamengo. Na tarde desta quinta-feira, o time realiza um treinamento em Atibaia antes de seguir viagem para Porto Alegre, onde enfrenta o Internacional. A expectativa é que a partida já seja sem o português ao lado do campo.

Depois da fraca atuação contra o Fortaleza e a derrota dentro do Maracanã, a diretoria mudou a postura com o treinador. Até então respaldado, Paulo Sousa ficou sob ameaças caso não tivesse um bom resultado contra o Bragantino, o que não aconteceu. Na coletiva, o treinador tentou justificar o novo revés, mas não foi o suficiente para convencer os dirigentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Há coisas que eu não posso controlar, e essas são aquelas com as quais menos gasto energia. Tento trabalhar com os rapazes da melhor maneira que eu sei para tentarmos sermos competitivos e ganharmos jogos. Por isso, tudo aquilo que se comenta e se escreve, com todo respeito, é algo que não posso controlar. Daí o meu foco exclusivamente é analisar meus rivais, passar com clareza os comportamentos dos nossos rivais para o nosso time e tomar decisões para ganhar jogos”, disse Paulo Sousa.

O treinador português chegou ao Flamengo no início do ano junto com sua comissão técnica completa. Desde então, não conseguiu emplacar, colecionou atuações e resultados ruins, além de polêmicas. Foram 32 jogos, 19 vitórias, sete empates e seis derrotas. Nesse período, o Fla marcou 59 gols e sofreu 29.

O primeiro resultado ruim da temporada foi no Carioca. Mesmo em trabalho inicial, Paulo Sousa já estava sob constante desconfiança e pressão da torcida, que tinha como desejo Jorge Jesus, livre no mercado. Com várias mudanças de formação no time titular, o Flamengo não convenceu. Apesar disso, chegou à decisão, mas foi vice-campeão para o Fluminense.

PUBLICIDADE

Logo após surgiram as polêmicas internas com os atletas, que estariam insatisfeitos com seus métodos, mudanças e insistências. A principal delas com o goleiro Diego Alves, que só entrou em campo em duas partidas na temporada. O desgaste, a falta de evolução e os resultados culminaram na demissão do treinador nesta quinta-feira.

PUBLICIDADE

NOVO TREINADOR

Para rescindir o contrato, o Flamengo terá que pagar uma multa de cerca de R$ 7 milhões. O clube já se coloca no mercado em busca de um substituto. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, as negociações já estão em andamento e há possibilidade do novo treinador ser anunciado logo após a oficialização da demissão de Paulo Sousa.

Esse novo comandante estaria empregado, mas a diretoria se mantém otimista pelo “sim” nas próximas horas. Cuca também foi alvo, mas enfrenta grande resistência da torcida.

Agora, o time viaja a Porto Alegre onde enfrentará o Internacional, no sábado, às 21h (de Brasília), em partida válida pela 11ª rodada do Brasileirão Série A. No duelo, a tendência é que tenha um treinador interino.

PUBLICIDADE
Better Collective