Home Futebol Comentarista cita preconceito de Jorginho em fala sobre Abel Ferreira: ‘Resvala na xenofobia’

Comentarista cita preconceito de Jorginho em fala sobre Abel Ferreira: ‘Resvala na xenofobia’

Declaração concedida pelo técnico do Atlético-GO após a derrota para o Palmeiras repercutiu na imprensa

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

A entrevista coletiva do treinador Jorginho, do Atlético-GO, ganhou repercussão no programa “Redação SporTV”, na manhã de hoje (17). Em sua fala, o tetracampeão mundial com a seleção detonou o comportamento de Abel Ferreira, do Palmeiras, à beira de campo e foi criticado por jornalistas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJmdk1RclRxdSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Um dos representantes da imprensa que comentou o caso foi o apresentador da atração, Marcelo Barreto. Segundo ele, a tentativa do técnico de defender a arbitragem não passou de uma provocação velada ao comandante alviverde: “Foi mais no sentido de atacar”, comentou o âncora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Abel Ferreira vítima de xenofobia no Palmeiras?

O jornalista Aydano André Motta foi além e afirmou que a fala polêmica de Jorginho após a derrota do Dragão por 4×2, ontem, teve nuances de preconceito: Ele resvala na xenofobia. Quando ele fala que ‘ah, vem pra cá [para o futebol brasileiro] e faz isso, vem trabalhar aqui'”.

Para completar a fala do companheiro de bancada, Barreto lembrou ainda que os bancos de reserva no Brasil não são o “paraíso da civilidade”. O Palmeiras também se pronunciou por meio de nota e repudiou o comentário do treinador: “Não toleramos declarações preconceituosas que incitem a aversão a estrangeiros”.

Assista ao trecho do Redação SporTV:

PUBLICIDADE

Entenda o caso

O treinador Jorginho virou o centro das atenções após a partida entre Palmeiras x Atlético-GO, realizada ontem (16), no Allianz Parque. Durante a entrevista coletiva, ele comentou sobre o comportamento do técnico Abel Ferreira e não poupou palavras: “Vem no nosso país e está desrespeitando o nosso país e nossos árbitros”.

PUBLICIDADE

O discurso inflamado foi alvo de críticas por torcedores alviverdes e até por rivais. Segundo as publicações que encheram as mídias sociais, ele teria agido de maneira xenofóbica e intolerante com o português, que trabalha desde 2020 no Brasil.

Better Collective