Em entrevista ao jornal The Guardian, Tite avaliou os momentos de Neymar e Vinicius Junior. Na última temporada, o atleta do Real Madrid brilhou na Champions League e Campeonato Espanhol, enquanto o jogador do PSG teve um desempenho sem brilho em Paris. Mesmo assim, o treinador do Brasil acredita que o astro do clube francês ainda possui status de estrela máxima da seleção, já que é uma referência para os mais jovens.
“Neymar é Neymar. Ele continua sendo nossa maior estrela. A diferença agora é que o brilho é diluído por estrelas próximas que também podem brilhar. A grandeza de Neymar é que ele entende isso – sobre o crescimento desses jovens. Ele encoraja os meninos a subir de nível. O tempo e a experiência proporcionam essa maturidade.”, disse.
Atuando cada vez mais como criador de jogadas, Neymar pode atuar na função de “maestro” do Brasil na Copa do Mundo. Dessa maneira, Vinicius Jr poderia seguir atuando pela esquerda, algo que já foi indicado em testes da seleção.
Neymar (30 anos) em 2022 por PSG e Brasil:
— SofaScore Brazil (@SofaScoreBR) June 6, 2022
⚔️17 jogos
⚽️14 gols (!)
🅰️5 assists
⏰73 mins p/ participar (!)
🔑51 passes decisivos (!)
🛠14 grandes chances criadas (!)
👟39 chutes (29 no gol!)
✅78% conversão de chances (14/18!)
👊58 faltas sofridas
💯Nota SofaScore 7.68
👏👏 pic.twitter.com/E36UNDDVP7
PROJEÇÃO DE NEYMAR
Além disso, Tite comentou sobre a projeção de Neymar sobre o Mundial do Catar ser sua última Copa do Mundo. Em sua visão, o momento da entrevista, que ocorreu após uma frustração do PSG na Champions League, fez com que o atacante desabafasse com o emocional abalado. Agora, o treinador espera que a estrela da seleção brasileira tenha ajuda dos demais companheiros.
“Temos que prestar atenção em quando isso aconteceu. Se eu tivesse falado logo após a eliminação da Copa, também teria ficado extremamente chateado. Isso tem que ser contextualizado. Conversamos com todos os jogadores, inclusive Neymar, sobre a preparação física, técnica, tática e mental para jogos decisivos. Pela grandeza de Neymar, sempre haverá grandes expectativas. Mas agora está diluído. É Neymar, mas também Vinícius, Raphinha; Thiago (Silva) estão em alto nível novamente, Paquetá, Casemiro, Fabinho também”, afirmou.

