Nesta terça-feira (28), o Corinthians recebe o Boca Juniors às 21h30 na Neo Química Arena. Em jogo, uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores da América. E Vítor Pereira poderá ter um problema sério para resolver. Isso porque Du Queiroz, um dos principais atletas do time na temporada, não tem sua presença garantida no duelo.
Ele será avaliado ao longo do dia para saber se terá condições de entrar em campo. Por hora, ele segue como dúvida após deixar o campo com dores no clássico contra o Santos no último fim de semana. Caso não possa atuar, Vítor Pereira terá um problema a mais para resolver no meio de campo alvinegro.
Isso porque o treinador tem poucas opções para o setor, pensando principalmente na marcação. O Corinthians teve um crescimento de produção com Du Queiroz e Maycon. Com a lesão do camisa 5, o técnico utilizou Cantillo para fazer a dupla de volantes, mas o colombiano está suspenso para o confronto de hoje.
Caso o jovem volante possa jogar, Vítor Pereira terá a presença de um dos jogadores mais regulares do time na temporada, que vem sendo importante tanto na marcação como também no apoio ao ataque. Neste caso, Du Queiroz, Roni (Renato Augusto) e Giuliano formariam o meio de campo. Mas o treinador poderá ter que mudar o setor de forma até radical, caso Du seja vetado.
Confira abaixo algumas das possibilidades de como Vítor Pereira pode escalar o Corinthians nesta noite.
Meio de campo mais ofensivo
Ao que tudo indica, Roni deverá começar jogando nesta noite. Se Du Queiroz não puder jogar, Vítor Pereira pode armar um time buscando construir uma boa vantagem na Neo Química Arena.
Dessa forma, o treinador poderá escalar o meio de campo com Roni, Giuliano e Renato Augusto. Porém existe a dúvida se o camisa 8 também poderá entrar em campo. Neste caso, uma outra possibilidade seria recuar Willian para o meio de campo, com o ataque sendo formado por Mantuan, Róger Guedes e Adson.
Timão mais cauteloso
Uma outra possibilidade seria ter um time com mais força na marcação, tendo Roni e Xavier formando a dupla de volantes. Dessa forma, Giuliano ou Renato Augusto ficariam responsáveis pela armação do time.
Mas a questão principal neste caso seria escalar Xavier. Vítor Pereira não costuma escalar o volante com frequência, apesar dele estar recebendo mais oportunidades nos últimos jogos.
Formação com três zagueiros
Vítor Pereira já utilizou esta formação tática em alguns jogos, seja iniciando a partida ou mesmo no segundo tempo de algumas partidas.
Com o retorno de Bruno Méndez, Vítor Pereira conta com diversos zagueiros a sua disposição. Gil e João Victor são dúvidas. Por outro lado, Raul Gustavo, Robson Bambu, Robert Renan e o paraguaio podem estar entre os relacionados.
Mas como esta é uma formação que precisa de muitos treinos, essa hipótese é mais remota.
Mais informações do Timão
O Corinthians entra em campo nesta noite buscando manter um tabu contra o Boca Juniors. Em toda a história do confronto, o Timão nunca foi derrotado jogando como mandante. Dessa forma, o time busca manter esse bom retrospecto e construir um bom resultado em casa.
Por outro lado, é importante lembrar que a equipe argentina tem um histórico favorável em confrontos das oitavas de final da Libertadores. Isso porque Corinthians e Boca já tiveram este duelo em 1991 e 2013. E nas duas ocasiões o time paulista foi eliminado.
HOJE É #DIADECORINTHIANS PELA CONMEBOL LIBERTADORES!!!! #VaiCorinthians pic.twitter.com/zcZgaKXYbV
— Corinthians (@Corinthians) June 28, 2022

