Nesta quarta feira (13), o Fortaleza se avançou para a próxima fase da Copa do Brasil. A classificação teve um sabor especial pelo fato do Tricolor ter eliminado o seu principal rival, o Ceará. Mas nem tudo essa semana é comemoração. Isso porque o Tricolor do Pici foi multado pelo uso de sinalizadores da sua torcida. A atitude ocorrida nas arquibancadas da Arena Castelão aconteceu em outro Clássico-Rei, na ocasião pelo Brasileirão Série A.
Assim, o Leão terá que pagar uma compensação financeira pela atitude de parte de sua torcida. A punição ocorreu na mesma semana que as principais torcidas organizadas do clube cumprem suspensão nos jogos com o mando de campo do Fortaleza.
O uso de sinalizadores parou o Clássico-Rei
Com a fumaça gerada pelos sinalizadores, o jogo teve que ser parado no primeiro tempo. O árbitro Bráulio da Silva Machado relatou que tal incidente ocorreu em dois momentos da partida. Para piorar, o juiz do jogo informou na súmula que uma garrafa foi atirada na equipe de arbitragem. No entanto, o Fortaleza foi absolvido, sobretudo pelo fato do torcedor ter sido identificado e levado para prestar depoimento.
Desta forma, a partida que foi marcada por expulsão, confusão dentro e fora de campo, resulta neste momento em punição ao Tricolor do Pici. Importante ressaltar que o time saiu derrotado pelo placar de 1×0.
Decisão unânime
Apesar de caber recurso, o Fortaleza teve sua punição decidida com unanimidade pelas autoridades. Mesmo com a argumentação da defesa jurídica do Fortaleza em alegar que a paralização do jogo não trouxe prejuízos, o Tricolor foi punido. Assim, a Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva optou por multar o clube nordestino em R$ 5 mil. Vale ressaltar que, independente da quantidade, o uso de sinalizadores é proibido nos estádios brasileiros.
Dos males o menor
Apesar de punida, a diretoria do Fortaleza pode se sentir mais aliviada. Isso porque o julgamento poderia até tirar o mando de campo da equipe tricolor. Ou seja, a punição financeira não terá perdas técnicas. Com isso, o Leão tem seu direito de jogar na Arena Castelão nos próximos jogos do Brasileirão Série A resguardados. Ainda no campo de punições mais brandas, o auxiliar técnico do Fortaleza, Gastón Liendo, que foi expulso também nessa partida, acabou sendo absolvido.

