Home Extracampo Brasileirão Série A: Fortaleza recebe multa após torcida usar sinalizadores no clássico contra o Ceará

Brasileirão Série A: Fortaleza recebe multa após torcida usar sinalizadores no clássico contra o Ceará

Punição ocorre na mesma semana que as principais torcidas organizadas do Leão estão proibídas de estarem nos jogos com mando de campo do Tricolor

Anderson Carlos Meira Rodrigues
Colaborador do Torcedores

Nesta quarta feira (13), o Fortaleza se avançou para a próxima fase da Copa do Brasil. A classificação teve um sabor especial pelo fato do Tricolor ter eliminado o seu principal rival, o Ceará. Mas nem tudo essa semana é comemoração. Isso porque o Tricolor do Pici foi multado pelo uso de sinalizadores da sua torcida. A atitude ocorrida nas arquibancadas da Arena Castelão aconteceu em outro Clássico-Rei, na ocasião pelo Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, o Leão terá que pagar uma compensação financeira pela atitude de parte de sua torcida. A punição ocorreu na mesma semana que as principais torcidas organizadas do clube cumprem suspensão nos jogos com o mando de campo do Fortaleza.

O uso de sinalizadores parou o Clássico-Rei

Com a fumaça gerada pelos sinalizadores, o jogo teve que ser parado no primeiro tempo. O árbitro Bráulio da Silva Machado relatou que tal incidente ocorreu em dois momentos da partida. Para piorar, o juiz do jogo informou na súmula que uma garrafa foi atirada na equipe de arbitragem. No entanto, o Fortaleza foi absolvido, sobretudo pelo fato do torcedor ter sido identificado e levado para prestar depoimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Desta forma, a partida que foi marcada por expulsão, confusão dentro e fora de campo, resulta neste momento em punição ao Tricolor do Pici. Importante ressaltar que o time saiu derrotado pelo placar de 1×0.

Decisão unânime

Apesar de caber recurso, o Fortaleza teve sua punição decidida com unanimidade pelas autoridades. Mesmo com a argumentação da defesa jurídica do Fortaleza em alegar que a paralização do jogo não trouxe prejuízos, o Tricolor foi punido. Assim, a Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva optou por multar o clube nordestino em R$ 5 mil. Vale ressaltar que, independente da quantidade, o uso de sinalizadores é proibido nos estádios brasileiros.  

Dos males o menor

Apesar de punida, a diretoria do Fortaleza pode se sentir mais aliviada. Isso porque o julgamento poderia até tirar o mando de campo da equipe tricolor. Ou seja, a punição financeira não terá perdas técnicas. Com isso, o Leão tem seu direito de jogar na Arena Castelão nos próximos jogos do Brasileirão Série A resguardados. Ainda no campo de punições mais brandas, o auxiliar técnico do Fortaleza, Gastón Liendo, que foi expulso também nessa partida, acabou sendo absolvido.

PUBLICIDADE
Better Collective