A Aston Martin oficializou, na manhã desta segunda-feira (1), que contratou Fernando Alonso. O vínculo é válido por múltiplos anos.
Com isso, a principal categoria de automobilismo do mundo agora tem 14 pilotos garantidos para a temporada 2023.
São eles: Max Verstappen, Sérgio Pérez, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, George Russell, Lando Norris, Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas, Esteban Ocon, Pierre Gasly, Kevin Magnussen, Lance Stroll e Fernando Alonso.
O atual campeão e líder desta temporada, Max Verstappen, é quem tem o contrato mais longo. O holandês assinou vínculo até 2028 com a Red Bull Racing (RBR).
O companheiro dele na equipe taurina, Sérgio Pérez, tem vínculo até 2024. O tempo de contrato é o mesmo em relação aos dois pilotos da Ferrari: Charles Leclerc e Carlos Sainz.
Lando Norris (McLaren) e Esteban Ocon (Alpine) também estão garantidos no grid da F1 por mais dois anos.
Lewis Hamilton, George Russell (ambos da Mercedes), Daniel Ricciardo (McLaren) e Pierre Gasly (Alpha Tauri) têm contrato até 2023.
O finlandês Valtteri Bottas assinou até 2027 com a Alpha Romeo. Kevin Magnussen assinou vínculo de múltiplos anos com a Haas.
Lance Stroll é o último nome da lista. A situação do canadense é peculiar. Por ser filho do dono da Aston Martin, Lawrence Stroll, ele tem o direito de renovar o contrato automaticamente.
Alonso destaca ambição da Aston Martin
O acordo entre Fernando Alonso e Aston Martin é válido por múltiplos anos e foi divulgado poucos dias após o tetracampeão Sebastian Vettel anunciar que vai se aposentar da F1.
“A Aston Martin está claramente aplicando a energia e o compromisso de vencer e é, portanto, uma das equipes mais promissoras da F1. Eu conheço Lawrence e Lance há muitos anos e é muito claro que eles têm a ambição e a paixão de vencer”, destacou o espanhol.
“Tenho observado como a equipe tem sistematicamente atraído grandes pessoas com mentalidade vencedora e tomei consciência do enorme compromisso com novas instalações e recursos em Siverstone”, acrescentou Alonso.
“Ninguém na F1 hoje está demonstrando uma visão maior e um comprometimento absoluto com a vitória. Isso faz dela uma oportunidade realmente excitante para mim”, completou.
Veja, a seguir, quais pilotos estão garantidos para a temporada 2023 da F1:
- Max Verstappen (Red Bull) – contrato até 2028
- Sérgio ‘chero Pérez’ (Red Bull) – contrato até 2024
- Charles Leclerc (Ferrari) – contrato até 2024
- Carlos Sainz (Ferrari) – contrato até 2024
- Lewis Hamilton (Mercedes) – contrato até 2023
- George Russell (Mercedes) – contrato até 2023
- Lando Norris (McLaren) – contrato até 2024
- Daniel Ricciardo (McLaren) – contrato até 2023
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – contrato até 2027
- Esteban Ocon (Alpine) – contrato até 2024
- Pierre Gasly (Alpha Tauri) – contrato até 2023
- Kevin Magnussen (Haas) – não informado
- Fernando Alonso (Aston Martin) – não informado
- Lance Stroll (Aston Martin) – pode renovar automaticamente por ser filho do dono
The 2023 grid picture is emerging 👀#F1 pic.twitter.com/kWi7rxoQd7
— Formula 1 (@F1) August 1, 2022

