Em dois jogos de mata-mata, o Corinthians viu suas passagens pela Copa do Brasil e pela Copa Libertadores da América ficarem por um fio em 2022, o que não apenas acendeu um sinal de alerta, mas ligou um botão de pressão interna no clube. Isso porque, dependendo dos resultados dos próximos jogos do Brasileirão Série A, o time pode chegar ao fim de agosto de mãos abanando, sem chance alguma de título, e sem grandes pretensões na temporada.
A derrota por 2 a 0 para o Flamengo na terça (2), em plena Neo Química Arena, deu ares de dramaticidade para o jogo da volta no Maracanã. Para conseguir a classificação, o Corinthians terá que vencer por ao menos dois gols de diferença para forçar as penalidades máximas. O problema é que fora de casa o Timão não tem conseguido mostrar força sequer para vencer seus adversários. Exceto pela virada sobre o Atlético-MG em duelo recente do Brasileirão, a equipe tem aproveitamento ruim longe da Neo Química Arena em 2022. Em 22 jogos longe de sua casa no ano, foram seis vitórias, sete empates e nove derrotas. Pouco mais de 34% de aproveitamento.
Na Copa do Brasil, a desvantagem é a mesma, mas o jogo da volta ao menos é dentro de casa. Além disso, o adversário é, teoricamente, mais viável. De qualquer forma, a derrota no jogo de ida das quartas de final para o Atlético-GO acendeu um alerta sobre o desempenho da equipe, que não tem uma atuação convincente desde a ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Santos, quando venceu por 4 a 0. Se for confirmada a eliminação na Libertadores, o jogo da volta contra o Dragão ganhará nível ainda maior de dramaticidade.
E o Brasileirão?
Em meio a isso, o Corinthians segue como vice-líder do Brasileirão e como o principal perseguidor do Palmeiras, quatro pontos atrás do rival. Porém, no dia 13 de agosto tem outro jogo decisivo, justamente contra o Verdão, na Neo Química Arena. Em caso de derrota, a diferença aumenta para sete e se torna ainda mais difícil buscar a retomada. Ainda em agosto, o Corinthians enfrenta Avaí e Fortaleza, fora de casa, e o Red Bull Bragantino, dentro da Neo Química Arena.

