Após um começo de Brasileirão muito irregular, o Flamengo entrou nos trilhos nas últimas rodadas e virou mais um candidato para buscar o título em 2022.
O técnico Paulo Sousa deixou o Flamengo na 10ª rodada com o time na 14ª colocação e apenas 40% de aproveitamento dos pontos, segundo levantamento feito pelo colunista do “UOL” Rodolfo Rodrigues.
Dorival Júnior assumiu o rubro-negro após a demissão do português e, de lá para cá, conquistou oito vitórias em 11 jogos dentro do Campeonato Brasileiro, o equivalente a um aproveitamento de 72,7%.
Hoje a diferença para o líder Palmeiras é de 9 pontos. E os dois times se enfrentam na 23ª rodada do Brasileirão, no Allianz Parque.
E para buscar mais uma taça nacional, o Flamengo se inspira em arrancadas recentes nos pontos corridos.
Em 2009, por exemplo, o Fla era o 10º colocado na 21ª rodada, 11 pontos atrás do líder Palmeiras. Com uma reta final arrasadora, o time carioca buscou o título sob o comando de Adriano Imperador.
Mais recentemente, em 2020, o Flamengo tinha os mesmos 36 pontos da atual campanha na 21ª rodada daquele ano. A equipe estava na 4ª posição com uma desvantagem de 7 pontos em relação ao líder São Paulo.
Nessas duas campanhas de arrancadas, o Fla assumiu a liderança somente na penúltima rodada, sagrando-se campeão.
No Brasileirão deste ano de 2022, o Flamengo é o 5º colocado com 36 pontos, enquanto o Palmeiras tem 45.
Na próxima rodada da Série A, o Fla encara o Athletico-PR, no Maracanã, no final de semana que vem. Depois tem o embate decisivo contra o Palmeiras, em São Paulo.

