Home Mercado da Bola Fora dos planos de clube português, goleiro, ex-Athletico e São Paulo rescinde contrato

Fora dos planos de clube português, goleiro, ex-Athletico e São Paulo rescinde contrato

Léo Vieira também soma passagens Paraná Clube, Portuguesa de Desportos, Atlético Goianiense e seleções de base do Brasil

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o goleiro Léo Vieira acertou nesta terça-feira (23) sua rescisão de contrato com o Rio Ave, de Portugal. O jogador de 31 anos atuou pelo clube na última temporada e as partes decidiram encerrar o vínculo em comum acordo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Léo Vieira acabou sendo liberado pelo técnico Luís Freire para a seguir a carreira em outro clube. O arqueiro foi liberado após ficar de fora da fase de preparação do Rio Ave para a disputa do Campeonato Português.

O goleiro tinha vínculo com o Rio Ave até junho de 2023, mas há algumas semanas já vinha conversando com o presidente António Silva Campos a fim de costurar um acordo. Afinal, Léo Vieira disputou apenas seis partidas pelo time na última época.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sem entrar em campo desde o dia 12 de janeiro, quando o time perdeu por 1 a 0 para CD Tondela, nas quartas de final da Taça de Portugal, ele foi perdendo espaço no elenco com Luís Freire. Desde então, não foi mais visto atuando pela equipe da Vila do Conde.

Ainda segundo apurou a reportagem, as partes chegaram a um denominador comum para a rescisão de contrato, já que o Rio Ave está em um trabalho de reduzir a folha salarial do departamento de futebol e a fim de ganhar um ‘fôlego’ maior para a temporada 2022/2023.

Nas três últimas temporadas, por exemplo, Léo Vieira disputou apenas oito partidas: seis na Taça de Portugal e duas na Taça da Liga. Nesse meio tempo, sofreu oito gols e totalizou 780 minutos em campo.

PUBLICIDADE

A carreira de Léo Vieira

Leonardo da Silva Vieira chegou ao Rio Ave em junho de 2020, em definitivo, e logo ajudou na conquista da II Liga Portuguesa e se tornou terceira opção no elenco, na época, comandada por Mário Silva.

PUBLICIDADE

Nas últimas duas temporadas, o goleiro foi reserva de Jhonatan Luiz que não brecha para o compatriota ter chances no Campeonato Português. Com isso, Léo Vieira só foi ganhar minutagem disputando as copas domésticas.

Cria das divisões de base do São Paulo, Léo Vieira fez apenas uma partida com a camisa do Tricolor do Morumbi. Em 2016, ele foi lançado no segundo tempo da goleada por 5 a 0 sobre o Santa Cruz na última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Na ocasião, o camisa 24 ficou apenas 13 minutos em campo quando foi lançado pelo técnico Luís Carlos de Oliveira Preto, o Pintado. Posteriormente, ele se transferiu para o Athletico Paranaense, onde foi reserva imediato de Santos, hoje no Flamengo.

Com a camisa rubro-negra, Léo Vieira integrou o elenco que conquistou a Copa do Brasil (2019) e o Campeonato Paranaense (2018, 2019 e 2020). Depois disso, o jogador acabou acertando sua ida para o Rio Ave.

PUBLICIDADE

Além de São Paulo e Athletico Paranaense, ele também soma passagens por Toledo-PR, Paraná Clube, Portuguesa de Desportos e Atlético Goianiense. E também acumula convocações para as seleções sub-15, sub-17 e sub-20 do Brasil.

Better Collective