Após uma temporada abaixo do esperado em 2021/22, Neymar voltou mais cedo para a pré-temporada no PSG, encontrou um clube com um novo “chefe” no vestiário após Mbappé renovar seu contrato com cláusulas que o dão poderes junto ao grupo, e precisou lidar com especulações sobre o futuro de sua carreira.
Porém, o camisa 10 tem dado a volta por cima e retomou o protagonismo no clube nos primeiros jogos de 2022/23. É ele o artilheiro da equipe até o momento, com sete gols e seis assistências em quatro jogos disputados. Ao lado de Messi, tem criado as principais jogadas do clube francês, o que o indica de vez para uma retomada.
Para o jornalista francês Filipe Frossard Papini, blogueiro do Globoesporte.com, Neymar está numa espécie de “sede de vingança” no PSG. Em entrevista ao jornal O Globo, o colunista disse que o craque brasileiro viu o clube mexer com seu psicológico ao dar poderes a Mbappé.
“É uma questão de mentalidade. O PSG tratou o Mbappé como a estrela do time, e isso pode ter mexido com o psicológico do Neymar, que está ali numa espécie de “sede de vingança”. Ele está querendo mostrar trabalho, e tem uma Copa do Mundo pela frente”, disse o francês sobre o começo de temporada de Neymar.
“Se ele quiser conquistar o prêmio de melhor do mundo, vai precisar ir muito bem nesta temporada.”
Antes da temporada, Neymar disse em uma live que na atual temporada “entraria tudo”. Ele prometeu voltar em alta para o clube e chegar à Copa do Mundo para brilhar.
” Finalmente chegou a temporada do Neymar em relação à Copa do Mundo. Ele sabe o que joga contra ele, e sabe que para bater todas as suas metas esportivas, ele precisa vencer a Copa”, disse mais uma vez o jornalista francês sobre o craque da seleção.
“O tempo corre, e o relógio também, e tem muitos jogadores jovens chegando, não sei se ele conseguiria ser um protagonista em 2026. A hora é agora e ele precisa ser protagonista da Copa, e não só da seleção brasileira.”
Neymar tem brilhado em 2022/23
Em quatro jogos pelo PSG em 2022/23, Neymar já marcou mais da metade de todos os gols que fez na temporada passada completa. É seu melhor início de temporada em toda sua carreira. São 13 participações em gols em quatro partidas jogadas até o momento. Ele marcou dois gols na decisão da Supercopa da França, contra o Nantes, quando o PSG venceu por 4 a 0. Depois, mais uma vez na goleada por 5 a 0 sobre o Clermont, na estreia do Campeonato Francês. Contra o Montpellier, no 5 a 2, mais duas bolas na rede de Neymar. Por fim, contra o Lille, na goleada por 7 a 1, marcou mais dois gols.

