As opções são escassas e o Vasco, neste momento, ainda não conseguiu contratar um técnico para assumir a vaga que, até um mês atrás, era ocupada por Maurício Souza. Assim, surge a possibilidade de manter Emílio Faro à frente até o fim da Série B do Campeonato Brasileiro.
O Torcedores.com apurou que Emilio Faro tem grandes chances de ser anunciado como treinador até o fim da atual temporada. Ele conta com o apoio do departamento de futebol, comissão técnica e, principalmente, das principais lideranças do elenco.
O Vasco joga contra o Guarani na próxima quarta-feira (31), em São Januário, pela 27ª rodada da Série B. Emílio Faro está garantindo no confronto contra o clube paulista, mas pode ser efetivado dependendo do resultado.
Os dirigentes vascaínos estão convencidos de que um treinador rodado dificilmente aceitará um ‘contrato de risco’ faltando 11 rodadas. Afinal, os nomes sondados querem uma segurança maior sobre investimentos em reforços e sobre a competição que disputará em 2023.
Os nomes inicialmente contatados foram de Fábio Carille, Odair Hellmann, Renato Gaúcho, Sylvinho e Vanderlei Luxemburgo. O Vasco, por ora, não pensa na possibilidade de contratar um treinador estrangeiro.
Fábio Carille agrada, mas assumiu recentemente o V-Varen Nagasaki, do Japão. O ex-técnico de Athletico Paranaense, Corinthians e Santos não pensa em retornar ao futebol brasileiro antes do fim da atual temporada.
Odair Hellmann e Sylvinho também são bem avaliados, as ambos fazem planos para trabalhar no exterior. O primeiro tem mercado no Oriente Médio. Já o segundo negocia com um clube dos Estados Unidos para 2023.
E Emílio Faro?
No fim da lista está Emílio Faro. O interino foi contratado pelo Vasco em dezembro do ano passado e faz parte da comissão técnica permanente do clube montada pelo gerente de futebol Carlos Brazil.
Nesta temporada, por exemplo, foi convocado outras vezes para ‘tapar buraco’ no Vasco. A primeira foi na saída de Zé Ricardo que trocou o clube pelo Shimizu S-Pulse, do Japão. E a segunda logo após a demissão de Maurício Souza.
Ele comandou a equipe nos confrontos contra o Cruzeiro, CRB, Chapecoense, Ponte Preta, Tombense e CSA. Nesse meio tempo, foram sete jogos, quatro vitórias, um empate, duas derrotas e 67% de aproveitamento.
Apesar da derrota por 2 a 0 para o CSA na rodada passada, o Vasco segue no G4 da Série B. Com 42 pontos somados, o time cruzmaltino ocupa a quarta colocação atrás do líder Cruzeiro (54), Bahia (44) e Grêmio (44).
A chance de Emílio Faro ser efetivado, desde então, começou a aumentar. O plano do Vasco era, de fato, contratar um novo treinador. Mas diante de tantas negativas, o interino pode assumir o comando do time até o fim do ano. Este é o pensamento do momento no clube.
Aos 55 anos, Emílio Faro foi preparador físico em clubes como Fluminense, Botafogo e Bangu. Desde 2016, ele passou a trabalhar à beira do campo como auxiliar técnico. Desde então, passou por Botafogo, Santos, Corinthians e Sport Recife.

