As semifinais da Copa Libertadores da América chegaram e a partida entre Vélez Sarsfield, quarta-feira (31), às 21h30, no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires, abre disputa por uma vaga na grande decisão contra Athletico Paranaense ou Palmeiras – atual bicampeão do torneio.
Uma das apostas do técnico Dorival Júnior para sair na frente contra o Vélez Sarsfield é o atacante Gabriel Barbosa. O atacante de 25 anos, maior ídolo da história recente do Flamengo tem um retrospecto positivo contra equipes argentinas com a camisa rubro-negra.
Em 23 de janeiro de 2019, ele iniciou sua trajetória pelo clube carioca. No Flamengo, o camisa 9 jogou sete partidas contra equipes argentinas, com cinco vitórias, dois empates, marcou seis gols em 585 minutos.
Desempenho de Gabigol contra argentinos pelo Flamengo (2019 – 2022)
Jogos: 7
Vitórias: 5
Empates: 2
Aproveitamento: 80%
Gols marcados: 6
Minutos em campo: 585
O Vélez Sarsfield, inclusive, está na seleta lista de vítimas de Gabigol. Em 2021, o Flamengo bateu o rival por 3 a 2 no Maracanã em jogo válido pela fase de grupos da Copa Libertadores da América. Na ocasião, o atacante balançou as redes inimigas apenas uma vez.
“Nunca foi uma meta ser artilheiro de algum campeonato. Meu objetivo é ser campeão novamente. Sei que é muito difícil. Faço os gols para ajudar a minha equipe”, disse Gabigol em entrevista recente à Conmebol TV.
Artilheiro da Libertadores de 2019 com nove gols, Gabi eternizou seu nome na história do Flamengo ao decidir o torneio contra o River Plate em menos de 5 minutos. Para muitos, a vitória por 2 a 1 é considerada uma das cinco viradas mais emblemáticas do futebol mundial.
Cinco clubes argentinos foram vítimas de Gabigol pelo Flamengo (2019 – 2022)
2022: Talleres: 1 gol
2021: Defensa y Justicia: 1
2021: Vélez Sarsfield: 1
2020: Racing: 1 gol
2019: River Plate: 2 gols
Os gols marcados contra equipes argentinas serviram para Gabigol se tornar o brasileiro com mais gols por um único clube na Copa Libertadores da América. Ele está, inclusive, à frente de Zico e Pelé, ídolo das torcidas de Flamengo e Santos, respectivamente.
Gabigol está no topo da lista de artilheiros brasileiros na Libertadores (1960 – 2022)
27 gols: Gabigol (Flamengo)
22 gols: Célio (Nacional-URU)
20 gols: Palhinha (Cruzeiro)
16 gols: Bruno Henrique (Flamengo)
16 gols: Zico (Flamengo)
16 gols: Pelé (Santos)

