Após o Grêmio ser derrotado por 2 a 0 pelo Criciúma, na última terça-feira (30), pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, aumentaram os rumores de uma possível demissão do técnico Roger Machado.
O Torcedores.com apurou que o presidente Romildo Bolzan Jr está convencido de que o ciclo do treinador este perto do fim. O time tricolor está longe de fazer uma campanha segura na segundona, o que vem preocupando a todos no clube.
O dirigente tricolor avalia algumas opções disponíveis no mercado da bola para assumir o Grêmio na sequência da temporada. Os nomes de Gustavo Morinigo, Marquinhos Santos e Sylvinho foram citados internamente, mas são considerados inexperientes.
Vanderlei Luxemburgo também foi lembrado pela ala mais conservadora ligada a Romildo Bolzan Jr. Entretanto, o nome do ex-técnico da seleção brasileira não conta com a simpatia do mandatário tricolor por causa dos trabalhos recentes no Cruzeiro e Vasco.
Técnicos livres no mercado
Juan Carlos Osorio (ex-América de Cali)
Marquinhos Santos (ex-Ceará)
Martín Lasarte (ex-seleção chilena)
Reinaldo Rueda (ex-seleção colombiana)
Renato Portaluppi (ex-Flamengo)
Sylvinho (ex-Corinthians)
Vanderlei Luxemburgo (ex-Cruzeiro)
Ainda segundo apurou a reportagem, o único nome de consenso entre todas as correntes políticas do clube é o de Renato Portaluppi. Um dos maiores técnicos da história do Grêmio está desempregado desde novembro do ano passado, quando foi demitido pelo Flamengo.
De acordo com três dirigentes consultados pelo Torcedores.com, o Grêmio pretende fazer uma investida ao treinador, que possui fortes laços com o clube – onde conquistou o Mundial de Clubes como jogador em 1983 e a Copa Libertadores da América como técnico em 2017.
Apesar do interesse tricolor, fontes ligadas à Renato Portaluppi afirmaram que o contato por parte do Grêmio ainda não ocorreu. Procurado pela reportagem, o empresário do técnico Gerson Oldemburg, foi categórico sobre uma eventual sondagem do clube.
“O Grêmio tem técnico. O Roger Machado é o técnico do clube. Não conversamos com dirigentes que comandam clubes que ainda tem um treinador à frente do time”, disse o agente de Renato Portaluppi.
Grêmio não descarta técnico estrangeiro
A situação delicada de Roger Machado desencadeou uma série de reuniões no Grêmio desde a madrugada da última quarta-feira (31). A diretoria se vê na obrigação de se movimentar para dar uma satisfação ao torcedor que deseja a saída do técnico.
Apesar de Renato Portaluppi ser considerado o primeiro nome da lista, a contratação de um técnico estrangeiro não está descartada. Internamente o discurso é de que o clube tem condições de “esticar a corda” para encontrar um nome diferente.
A procura por um novo comandante é liderada por Romildo Bolzan Jr. Enquanto isso, Roger Machado seguirá no Grêmio sabendo que pode ser demitido em caso de derrota para o Vila Nova na próxima sexta-feira, em Porto Alegre.

