Home Futebol Libertadores 2022: saiba quando será a final do torneio

Libertadores 2022: saiba quando será a final do torneio

Flamengo e Athletico Paranaense vão disputar, em Guayaquil, no Equador, o título da edição 2022 da Copa Libertadores

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

A final da edição 2022 da Copa Libertadores está formada. Athletico Paranaense e Flamengo vão disputar o título do principal torneio entre clubes do futebol sul-americano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O campeão será conhecido após a realização de apenas uma partida. A decisão está marcada para ocorrer no dia 29 de outubro, em Guayaquil.

O horário, entretanto, ainda não foi definido pela Conmebol, entidade responsável por organizar o torneio internacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para chegar à final, o Athletico Paranaense teve que ter muito controle emocional. O time comandado por Luís Felipe Scolari foi segundo colocado no grupo B.

Eliminou o Libertad, na fase oitavas de final. O gol da classificação foi marcado por Rômulo, nos acréscimos da etapa final.

O Furacão deixou o Estudiantes para trás na fase seguinte. E novamente o gol da vaga foi feito nos acréscimos do segundo tempo, mas desta vez por Vitor Roque.

PUBLICIDADE

O clube sulista eliminou nada mais, nada menos, que o atual bicampeão da Libertadores, Palmeiras, na semifinal.

PUBLICIDADE

Depois de estar perdendo por 2 a 0 em pleno estádio Allianz Parque, o Athletico marcou duas vezes para chegar à decisão.

O caminho do Flamengo até a final da Libertadores, por sua vez, foi mais tranquilo, em parte pela alta qualidade técnica da equipe.

O rubro-negro assegurou a liderança do grupo H ao fazer 16 pontos na fase de grupos. Eliminou o Tolima, nas oitavas de final, aplicando uma goleada por 7 a 1 no estádio Maracanã.

Deixou o Corinthians para trás após duas vitórias (2 a 0 e 1 a 0) e passou pelo Vélez Sarsfield, na semifinal.

PUBLICIDADE

O confronto diante do time argentino ficou marcado por uma goleada de 4 a 0 aplicada fora de casa.

Em entrevista coletiva, o treinador flamenguista, Dorival Júnior, avaliou que a partida “será complicada e difícil”.

Além disso, reconheceu o valor profissional do técnico adversário, Luís Felipe Scolari.

“É uma referência para todos nós. Foi meu treinador. Tenho um carinho e respeito muito grande. Em qualquer país no mundo seria muito reconhecido. Ele é um dos mais vitoriosos não só do país, como no mundo. Enfrentá-lo não é simples”, declarou. 

PUBLICIDADE

Better Collective