O calendário é uma das críticas mais recorrentes do futebol brasileiro, principalmente quando os jogos do Brasileirão Série A coincidem com as datas FIFA. Mas este problema poderá ser resolvido na temporada de 2023, conforme o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
A informação foi publicada pelo O Globo nesta sexta-feira (09). O dirigente declarou para jornal carioca que a intenção é fazer com que os clubes não percam os seus principais jogadores em jogos das seleções nacionais.
A entidade que controla o futebol no Brasil já tinha o desejo de evitar os jogos dos clubes na semana da data FIFA. Contudo, a pandemia de covid-19 atrapalhou os planos da CBF, em que foi preciso agendar uma grande quantidade de jogos em poucas semanas.
O jornalão ainda informa que a confederação pretende divulgar o calendário até o fim de setembro, mas que depende da definição das datas do Mundial de Clubes, previsto para 2023, para anunciar as datas.
A CBF vê com bons olhos a Copa do Mundo 2022 no final do ano, com final sendo disputada no dia 18 dezembro, uma vez que os clubes podem iniciar a pré-temporada logo no início do mês de janeiro.
Entretanto, o desafio será em 2024, quando terá a disputa da Copa da América, no Equador, Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 e amistosos das seleções. Com isso, a CBF avalia um possível encurtamento dos estaduais.

