Além das brigas pelo título e contra o rebaixamento, o Brasileirão Série A tem também a disputa pelas vagas na próxima Libertadores. Para isto, praticamente todos os times que jogam a competição desta temporada tem, ao menos, alguma chance de classificação.
Nos números colocados pelos matemáticos da UFMG para título de Libertadores, apenas dois dos 20 times que jogam a Série A (Atlético-GO e Juventude) tem chances 0% de conquistar a vaga. O restante possui possibilidades de obter uma das (ainda) seis vagas para a disputa da competição em 2023.
Destes, um pode se dizer praticamente classificado para disputar o torneio sul-americano, o Palmeiras. O time, segundo os dados da UFMG, tem mais de 99,9% de chances de obter a vaga, isto depois da rodada do último final de semana, Só uma quase improvável combinação de resultados nas últimas rodadas tiraria o Verdão de tentar a quarta conquista continental no próximo ano.
[DUGOUT “dugout_id=eyJrZXkiOiI4MEZRbUY1TyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Depois, os times que estão perto de garantir a vaga na Libertadores 2023 no Brasileirão Série A são Internacional (93,3%), Fluminense (90,9%) e Flamengo (90,4%). O trio também pode ter a classificação confirmada de forma matemática nas próximas rodadas. Depois, vem Athletico Paranaense (79,5%) e Corinthians (77,9%).
O sexteto, que vem ocupando as posições do chamado G-6, são os únicos acima de 50% de chances de se classificar para a Libertadores. Logo atrás, vem o Atlético-MG, com 33,1% de possibilidade de jogar a Libertadores via Série A. E chances ainda menores tem a equipe seguinte, o Goiás, com 11,8&. Mas esta poderão ganhar um ‘alento’ por causa das finais das copas.
@Palmeiras é o primeiro time brasileiro a se classificar para Libertadores 2023! https://t.co/P8mpcma1Sd
— Espião Estatístico (@EspiaoEstatist) September 12, 2022
A possibilidade do G-6 virar G-7 ou até G-8 existe, já que três dos ocupantes da atua zona de classificação para o torneio jogam finais que dão vaga para Libertadores. O Flamengo decide a competição sul-americana em 2022 contra o Athletico e a Copa do Brasil contra o Corinthians. Dependendo dos resultados, mais vagas deverão ser abertas paraa disputa do certame do próximo ano e beneficiar os que tem poucas chances segundo os dados da UFMG.
Também tem chances de jogar a Libertadores através do Brasileirão Série A: América-MG (10.4%), Santos (4,8%), Red Bull Bragantino (3,2%), Fortaleza (1,7%), Botafogo (1,3%), Ceará (1,1%), São Paulo (0,67%, mas poderá se classificar se vencer a Copa Sul-Americana), Coritiba (0,12), Cuiabá e Avaí (ambos com menos de 0,1%).

