O povo brasileiro já teve a oportunidade de acompanhar a Copa do Mundo bem de perto em duas oportunidades. O país foi sede do torneio em 1950 e 2014. Porém o torcedor não teve a oportunidade de celebrar o título da competição bem de perto.
Na primeira edição a seleção brasileira fez boa campanha e chegou até a final do torneio. Só que o sonho do título inédito perto da sua torcida foi adiado, no que foi conhecido como Maracanazo, com o Uruguai vencendo pelo placar de 2 x 1.
64 anos depois o Brasil voltou a sediar a competição, mas dessa vez a seleção canarinho nem chegou a disputar a final, sendo eliminada pela Alemanha nas semifinais em uma goleada histórica por 7 x 1.
Final que não era uma final
Em 1950 o duelo sul-americano fez parte de um quadrangular onde além de Brasil e Uruguai, faziam parte Suécia e Espanha. Porém por conta dos resultados entre as equipes da América do Sul acabou sendo uma “final”, valendo a conquista da Copa do Mundo.
Inclusive a seleção brasileira entrou em com a vantagem do empate para garantir o título, mas os uruguaios acabaram levando a melhor.
A edição de 50 também teve algumas novidades, como sendo a primeira que os jogadores tiveram os números em usas camisas. Além disso, foi a última Copa em que o Brasil jogou com uniforme branco.
Maior goleada sofrida pelo Brasil na história das Copas do Mundo
Em 2014 o cenário parecia promissor para o tão sonhando título em casa. Isso porque o Brasil tinha Felipão, treinador do título de 2002 novamente no banco de reservas. Dentro de campo, a seleção já tinha um Neymar em grande fase, sendo titular do Barcelona.
Com duas vitórias e um empate na fase de grupo a seleção canarinho não empolgou, já ligando o sinal de alerta. Uma classificação sofrida nas penalidades contra o Chile nas oitavas de final deixou o torcedor apreensivo. Contra a Colômbia o Brasil conquistou a vaga na semifinal, mas perdendo Neymar, lesionado, para o restante da competição.
E veio a semifinal contra a Alemanha. Com o dia 8 de julho de 2014 ficando marcado negativamente na história brasileira na Copa do Mundo, com uma sonora goleada por 7 x 1, eliminando o Brasil da competição.
Com a moral abalada, a seleção brasileira não conseguiu nem mesmo o 3º lugar, sendo derrotada pela Holanda por 3 x 0 e terminando a Copa do Mundo na 4ª colocação.
‘Maldição’ do país-sede na Copa do Mundo?
Já foram disputadas 21 edições da competição desde 1930 e sediar a competição não costuma trazer sorte para os participantes.
O título ficou com o país-sede apenas em sete oportunidades:
- 1930: Uruguai
- 1934: Itália
- 1938: França
- 1966: Inglaterra
- 1974: Alemanha
- 1978: Argentina
- 1998: França

