Antes de mais nada, Patrick de Paula foi uma das principais contratações do Botafogo em 2022, mas até hoje realizou apenas 17 partidas. Ele não entra em campo desde o dia 30 de julho, quando o time perdeu por 2 a 0 para o Corinthians pela Série A do Campeonato Brasileiro.
O Torcedores.com apurou que o técnico Luis Castro esgotou todos os argumentos para tentar explorar o potencial de Patrick de Paula. Apesar da técnica diferenciada, o português anda irritado pela falta de empenho do atleta nos treinamentos.
A temporada
Jogos: 17
Titular: 13
Reserva: 4
Gols: 2
Assistências: 0
Minutos em campo: 1042
Apesar de o investidor majoritário do futebol alvinegro, John Textor, afirmar que Patrick de Paula está nos planos, o que se vê é um jogador “escanteado”, como se diz na gíria do futebol, por Luis Castro.
A princípio, o clube diz para a imprensa de que o volante cumpre normalmente a rotina de treinos determinada pela comissão técnica. Porém, cabe a Luis Castro decidir se irá ou não utilizar o meio-campista na sequência da temporada.
Jogos que não entrou em campo
08/08: Botafogo 1 x 1 Ceará
13/08: Botafogo 0 x 0 Athletico Paranaense
21/08: Juventude 2 x 2 Botafogo
28/08: Botafogo 0 x 1 Flamengo
Além disso, Patrick de Paula viu seu espaço ser reduzido no elenco após as chegadas de Danilo Barbosa e Gabriel Pires. Nos bastidores, o que se comenta é que o jogador não correspondeu às expectativas do técnico português. E, por isso, pode ser negociado pelo clube no fim do ano.
Recentemente, a diretoria alvinegra cogitou “rebaixar” o jogador para a equipe sub-23; No entanto, John Textor decidiu mantê-lo no elenco principal a fim de evitar uma desvalorização no mercado da bola.
Em março, por exemplo, empenhou 6 milhões de euros (R$ 33,3 milhões, à época) para adquirir 50% dos direitos econômicos junto ao Palmeiras. É, portanto, o jogador mais caro da história do Botafogo.

