Home Futebol Quem é Vinícius, antigo dono do recorde quebrado por Endrick no Palmeiras

Quem é Vinícius, antigo dono do recorde quebrado por Endrick no Palmeiras

Atacante atua no Brasileirão Série A e mantém números positivos em outro time alviverde

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

Endrick fez a sua estreia como profissional ontem (6) e pelo Palmeiras, a jóia quebrou um novo recorde do clube. Aos 16 anos, 2 meses e 16 dias, Endrick se tornou o atleta mais jovem a vestir a camisa da Palestra Itália em um jogo profissional. O recorde era do atacante Vinícius Santos Silva, que fez a sua primeira partida contra o Rio Branco de Americana, pelo Campeonato Paulista em 2010. O jogador tinha 16 anos, 7 meses e 21 dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os dois atletas subiram para o time profissional cedo e ambos apresentavam bons números na base, porém em momentos diferentes. Enquanto o atual elenco do Palmeiras vem de um bicampeonato na Libertadores e mantém uma diferença de 12 pontos na liderança do Brasileirão Série A, em 2010, o Verdão tropeçou na disputa do Campeonato Brasileiro de 2009 e não garantiu a classificação para a Copa Libertadores.

Vinícius não conseguiu estabilidade com a camisa do Palmeiras. De acordo com o portal “Ogol”, o atleta marcou oito tentos em 100 jogos. A sua maior sequência foi no Brasileirão Série B de 2013, quando garantiu seis gols em 46 partidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Foi mérito meu [subir tão precocemente], mas às vezes poderia ter sido melhor ter ficado um pouco mais na base, aprendido mais coisas, ou não, ninguém sabe. Mas sou muito feliz, agradecido por todos que me ajudaram no Palmeiras. (…) Poderia ter dado mais certo, tive propostas da Udinese-ITA, mas são coisas que ficam no passado. Outras coisas me deixaram chateado, mas passou”, declarou Vinícius em 2020 ao “GE”, na época, jogador do Náutico.

O atacante ficou no Verdão até 2017, porém teve passagens por outros clubes por empréstimo. Vinícius também vestiu as camisas do Vitória, Capivariano, Ceará, Coritiba e atuou no futebol turco, pelo Anadaspor. Em 2017, o atleta concedeu uma entrevista exclusiva ao Torcedores.com e falou sobre a sua passagem pelo Palmeiras.

“É bem complicado citar fatores [para não dar certo]. Creio que tudo tem o seu momento e não sabemos o futuro. O Palmeiras, quando subi, estava num processo de reformulação em vários aspectos. Hoje, o clube está em rumo positivo, bem consolidado. Torço para que o Palmeiras possa ter mais conquistas e, claro, será um prazer um dia voltar a vestir essa camisa”, disse.

PUBLICIDADE

Atualmente, Vinícius vive um bom momento nesta temporada no Goiás, onde anotou 12 assistências e quatro gols em 36 partidas.

PUBLICIDADE
Better Collective