Home Mercado da Bola Clube peruano quer repatriar Paolo Guerrero, ex-Corinthians e Flamengo

Clube peruano quer repatriar Paolo Guerrero, ex-Corinthians e Flamengo

Paolo Guerrero tem contrato com o Avaí até o fim da atual temporada. Atacante disputou apenas 10 partidas pelo clube catarinense

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Paolo Guerrero tem futuro indefinido no Avaí para a temporada de 2023. O atacante ainda não foi procurado pela diretoria do clube catarinense para tratar da renovação de contrato. Seu vínculo com o Leão da Ilha expira no dia 31 de dezembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o Alianza Lima tenta repatriar Paolo Guerrero, maior ídolo do clube peruano, que foi revelado em 2000. Ele é um sonho antigo do presidente Christian Bustos que esteve perto de repatria-lo no começo deste ano.

Aos 38 anos, o maior artilheiro da história da seleção peruana retornou ao futebol após ficar nove meses sem clube. Em outubro de 2021, Paolo Guerrero rescindiu amigavelmente seu contrato com o Internacional devido a uma grave lesão no joelho direito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jogos: 10

Resumo da temporada pelo Avaí

Titular: 4

Reserva: 6

PUBLICIDADE

Gols marcados: 0

PUBLICIDADE

Assistências: 0

Minutos em campo: 427

A contusão fez com que o centroavante perdesse espaço na seleção peruana. Paolo Guerrero foi preterido pelo técnico Ricardo Gareca nas últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar.

Desde então, o capitão da seleção peruana foi oferecido a diversos clubes do futebol brasileiro como América-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Fortaleza e Fluminense. Contudo, foi descartado em virtude do histórico recente de lesões.

PUBLICIDADE

Além disso, o centroavante também conversou com equipes de países vizinhos como Boca Juniors, da Argentina, Cerro Porteño, do Paraguai, Colo-Colo, do Chile, Deportivo Cali, da Colômbia e Peñarol, do Uruguai. As tratativas não evoluíram por questões econômicas.

A passagem pelo Internacional

Jogos: 72

Titular: 58

Reserva: 14

PUBLICIDADE

Gols marcados: 32

Assistências: 3

Minutos em campo: 5173

Ainda segundo apurou a reportagem, o presidente do Avaí, Júlio César Heerdt, trata o assunto com cautela. O dirigente foi, inclusive, o maior articulador da contratação do peruano. Apesar de ser fã confesso do futebol do atacante, o tema renovação só será tratado em dezembro.

PUBLICIDADE

A prioridade, nesse momento, é tentar evitar o rebaixamento do Avaí na Série A do Campeonato Brasileiro. Com 28 pontos, o Leão da Ilha ocupa a 19ª colocação. O time tem cinco pontos a menos que o Ceará, primeiro time fora do Z4 da competição.

Por outro lado, José Chacón, maior empresário do futebol peruano na atualidade, tenta convencer Paolo Guerrero retornar ao Alianza Lima. Apesar disso, o jogador não faz planos de retornar ao país e deseja seguir no Avaí em 2023.

A passagem pelo Flamengo

Jogos: 112

Titular: 107

PUBLICIDADE

Reserva: 5

Gols marcados: 43

Assistências: 9

Minutos em campo: 9339

PUBLICIDADE

Além do Alianza Lima, o camisa 99 passou por Bayern de Munique e Hamburgo, ambos da Alemanha. No Brasil há 10 anos, o atacante ganhou projeção ao marcar o gol que deu ao Corinthians o título do Mundial de Clubes da Fifa de 2012.

Apesar do feito, ele deixou o clube pela porta dos fundos após entrar em litígio com a diretoria alvinegra após não chegar a um acordo financeiro. Entre 2015 e 2018, Paolo Guerrero foi contratado como agente livre pelo Flamengo.

Contratado com status de craque, o peruano teve altos e baixos na sua passagem pelo futebol carioca. Ele ficou marcado pelo excesso de gols que perdeu com a camisa rubro-negra, o que lhe rendeu o apelido de “pé frio” durante a gestão de Eduardo Bandeira de Mello.

A passagem pelo Corinthians

Jogos: 126

PUBLICIDADE

Titular: 113

Reserva: 13

Gols marcados: 52

Assistências: 0

PUBLICIDADE

Minutos em campo: 9717

Em 2018, o jogador foi flagrado no exame antidoping após defender a seleção peruana em uma partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. Durante a suspensão, Paolo Guerrero teve seus vencimentos suspensos pelo Flamengo. Isso motivou sua saída do clube.

Após não ter o contrato renovado pelo clube carioca, ele se transferiu para o Internacional numa negociação conduzida pelo diretor executivo de futebol Rodrigo Caetano, hoje no Atlético-MG, também responsável por sua ida para o Flamengo.

Apesar das boas atuações com a camisa colorada, Paolo Guerrero teve uma passagem marcada por sucessivas lesões musculares. Em 2021, rescindiu amigavelmente seu contrato com o clube gaúcho.

PUBLICIDADE
Better Collective