O Palmeiras está muito próximo de confirmar mais um título Brasileiro. A taça pode vim na próxima quarta (2), no Allianz Parque, contra o Fortaleza, em caso de qualquer vitória simples ou de um tropeço do Internacional, que joga também na quarta, contra o América-MG.
Com o título encaminhado, o Alviverde já começa a planejar a próxima temporada, para conseguir ter mais um ano vitorioso. Esse ano, além do Brasileirão, o Palmeiras já conquistou a Recopa Sul-Americana e o Paulistão.
E a temporada de 2023 deve ser como essa, pelo menos na filosofia de contratações. O clube pretende contratar apenas alguns reforços pontuais e dar espaço para os garotos da base.
O próprio Abel Ferreira já admitiu em entrevista coletiva que o Palmeiras vai contratar, no máximo, dois jogadores para o próximo ano.
Nas últimas três temporadas, os grandes reforços tem sido os meninos da base e a manutenção de quase todo o elenco.
Para 2023, sete jogadores da base devem ser firmados no elenco profissional, sem ficar alternando entre o profissional e o sub-20, como vem acontecendo. Eles devem ser desligados do elenco sub-20 e ficar 100% a disposição dos profissionais.
O Palmeiras planeja um de cada posição, dando opções para o Abel em todo setor do campo. Os sete jogadores seriam: o zagueiro Naves, o lateral-direito Garcia, o lateral-esquerdo Vanderlan, o volante Fabinho, o meia Jhon Jhon, o ponta Giovani e o centroavante Endrick.
Todos esses jogadores venceram a Copinha desse ano. E todos já receberam oportunidade no time principal, mas ainda não tiveram uma sequência, voltando para atuar no sub-20.
Nos últimos jogos, quem mais está tendo oportunidade é o atacante Endrick e o lateral Vanderlan. No jogo retrasado, contra o Avaí, Vanderlan marcou um gol com assistência de Endrick. No jogo passado, contra o Athletico-PR, Endrick marcou dois gols.
É provável que quando o Verdão confirmar o título matematicamente, esses sete jogadores joguem no time titular, nas últimas partidas do Brasileirão.
Também devem ganhar mais oportunidades no Paulistão, como foi esse ano.

