O “namoro” entre Atlético-MG e Paulinho terminou com final feliz. Nesta quinta-feira (1), o Galo oficializou a chegada do atacante, que pertence ao Bayer Leverkusen.
Conforme divulgado pela equipe alemã, ele foi emprestado por empréstimo até junho de 2023, data que termina seu contrato. Dessa forma, são grandes as chances de que após esse período ele assine um vínculo definitivo com o clube mineiro.
🐔🏹 BEM-VINDO, PAULINHO! 🏴🏳️
— Atlético (@Atletico) December 1, 2022
🥇🤝 O atacante, CAMpeão Olímpico com o Brasil em Tokyo 2020, assina com o #Galo, por empréstimo, até 30/06/2023, quando se encerra seu vínculo com o Bayer Leverkusen, da Alemanha. Saiba mais: https://t.co/GgzmCIsUGw
🏹 #VaiPaulinho pic.twitter.com/P3O6EdKj1Z
Destaque no Vasco e seleção brasileira
Formado na equipe carioca, Paulinho foi promovido ao time profissional em 2017. Com suas boas atuações ele logo chamou atenção do futebol europeu, sendo contratado pelo Bayer Leverkusen, que investiu 20 milhões de euros (cerca de R$ 109 milhões) em julho de 2018.
Presença frequente nas seleções de base desde o sub-15 até atuações na equipe principal, tendo feito cinco jogos com Tite e marcado um gol.
Números e marcas do novo reforço do Atlético-MG
O jogador tem alguns feitos importantes com a camisa do Vasco, mesmo com pouco tempo no clube:
- Atleta mais jovem a atuar profissionalmente pelo clube (16 anos, 11 meses e 29 dias);
- Mais jovem a marcar um gol no Campeonato Brasileiro (17 anos e 9 dias)
- Jogador mais jovem do clube a marcar gol na Libertadores (17 anos, 6 anos e 23 dias)
Pela base vascaína ele garantiu quatro títulos, entre eles o Campeonato Carioca Sub-20. Mas foi na base do Brasil que ele despontou para o futebol europeu. No sub-15 ele ajudou na conquista do Campeonato Sul-Americano em 2015. Em seguida, mais um sul-americano, mas dessa vez no sub-17 em 2017. Por fim, a participação no Torneio Internacional de Toulon (2019) e o ouro olímpico em Tóquio (2020).
Pelo Vasco ele fez 24 partidas, marcou cinco gols e deu três assistências. Já no Bayer Leverkusen ele encerra seu ciclo com 79 jogos, nove gols e cinco assistências.
Passagem de altos e baixos no Bayer Leverkusen
Desde 2021 o Galo sonhava em contar com Paulinho. E essa situação ficou mais favorável para o clube logo após problemas internos no Bayer. O atacante deixou claro sua insatisfação. Inclusive nos últimos meses ele já deixou claro sua vontade de deixar o time alemão.
Nem mesmo o fato de voltar a ser utilizado nos jogos mudou essa situação. O Atlético-MG então se movimentou nos bastidores e a ideia inicial era assinar um pré-contrato com o atacante. Mas fora dos planos do Bayer Leverkusen, foi possível negociar o empréstimo para que ele pudesse ser reforço mineiro já no começo de 2023.

