Home Mercado da Bola Argentino é o novo técnico da seleção do México; ex-Flamengo era “Plano B”

Argentino é o novo técnico da seleção do México; ex-Flamengo era “Plano B”

Diego Cocca deixou o Tigres para comandar o México. Paulo Sousa que não trabalha desde junho de 2022 era o segundo nome da lista

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, a Seleção do México acertou a contratação de Diego Cocca para comandar a equipe. Depois da saída de Gerardo Martino, o espanhol irá comandar Guillhermo Ochoa e companhia. Ele assinará contrato até junho de 2026.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o presidente da Federação Mexicana de Futebol (FMF), Yon de Luisa, tinha uma lista inicial com cinco nomes. Os argentinos Gustavo Alfaro, Marcelo Bielsa, Marcelo Gallardo, Matías Almeyda e Ricardo Gareca não demonstraram interesse no projeto.

Diante disso, o dirigente mexicano passou a trabalhar com uma listagem secundária onde constava o nome de Diego Cocca. O argentino comandou três clubes mexicanos nos últimos cinco anos: Tigres, Atlas e Club Tijuana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lista A do México

Gustavo Alfaro

Marcelo Bielsa

Marcelo Gallardo

PUBLICIDADE

Matías Almeyda

PUBLICIDADE

Ricardo Gareca

Diego Cocca, de 50 anos, deixou o Tigres depois de ser contratado pelo clube, onde chegou com a missão de vencer o Campeonato Mexicano. Ele, agora, terminou um ciclo de um mês, desde o dia 8 de janeiro de 2023.

O argentino será o quarto terceiro estrangeiro na seleção mexicana depois de Ricardo La Volpe, Juan Carlos Osorio e Gerardo Martino. Ele será apresentado pelo presidente da FMF, Yon de Luisa, nos próximos dias.

Antes de chegara à seleção mexicana, Diego Cocca treinou Godoy Cruz, Gimnasia La Plata, Huracán, Defensa y Justicia, Racing Club e Rosário Central. No exterior, ele trabalhou no Millonarios, Santos Laguna, Club Tijuana, Atlas e Tigres.

PUBLICIDADE

Ainda segundo apurou a reportagem, a FMF tinha Paulo Sousa, ex-técnico do Flamengo, como “Plano B”. Yon de Luisa conversou com o português por videoconferência na última segunda-feira (6), quando colocou de standby.

Lista B do México

Gerardo Peluso

Miguel Ángel Ramíres

Miguel Ángel Russo

PUBLICIDADE

Miguel Herrera

Paulo Sousa

A aproximação foi feita pelo empresário Hugo Cajuda que tenta abrir mercado no futebol mexicano para treinadores portugueses. O agente foi o responsável pela vinda de Paulo Sousa e Abel Ferreira para Flamengo e Palmeiras, respectivamente.

Paulo Sousa está desempregado desde o dia 9 de junho de 2022, quando foi demitido do Flamengo devido aos maus resultados na Série A do Campeonato Brasileiro. Depois disso, o português foi cogitado para comandar a Seleção do Egito.

PUBLICIDADE

Ele, porém, não chegou a um acordo com os dirigentes. Com isso, sua contratação foi descartada pelos egípcios. Poucos dias depois, Paulo Fonseca, seu compatriota, foi anunciado como técnico da equipe africana.

Better Collective