Não foi nada fácil a preparação do Corinthians para o dérbi contra o Palmeiras na noite da última quinta-feira, na Neo Química Arena, pela nona rodada do Paulistão. O técnico Fernando Lázaro não conseguiu comandar trabalho tático na véspera da partida devido às fortes chuvas que atingiram a zona leste da capital paulista. Os jogadores fizeram trabalhos na academia.
De forma incomum, a comissão técnica agendou treino tático na manhã de quinta-feira, no CT Joaquim Grava, poucas horas antes de a bola rolar em Itaquera. Os jogadores só foram comunicados sobre os 11 titulares naquele dia mesmo, segundo relato de Giuliano ao portal GE. O camisa 20 foi a surpresa na escalação corintiana.
“Tivemos uma situação que choveu muito forte à tarde e não conseguimos ir a campo, só ficamos na academia. E por ser um clássico, tínhamos de ajustar algumas coisas e fomos a campo pela manhã (de quinta-feira). Não é algo comum, foi uma exceção, mas funcionou, a gente precisava fazer ajustes”, disse Giuliano, que destacou que a equipe conseguiu render taticamente.
“Viemos para o jogo muito conscientes do que tínhamos que fazer, não conseguimos neutralizar tudo do Palmeiras, bola parada e jogo de transição, mas fizemos uma grande partida tática e o mérito é da comissão”, completou.
Giuliano, que teve a escalação muito criticada pelos torcedores, foi um dos destaques do Timão no empate por 2 a 2. Foi do pé direito dele que saiu a assistência para o gol de Gil. De acordo com o SofaScore, o meia ainda deu três passes decisivos, acertou 83% dos passes (39 de 47) e 100% das bolas longas (4/4). Venceu também 67% dos duelos (6/9) e acertou 100% dos dribles (3/3).
“Fizemos o trabalho tático de manhã, só ali descobrimos a formação que seria, mas eu estava preparado para jogar. Joguei um pouco mais recuado do que estou acostumado, mas justamente para manter o equilíbrio e fazer uma saída de trás. Acredito que consegui fazer isso”, afirmou o meia.
Com o resultado, o Corinthians se manteve na liderança do Grupo C do Paulistão, com 15 pontos ganhos, seis à frente do vice-líder São Bento, e nove de vantagem sobre o Ituano, primeiro fora da zona de classificação às quartas de final.
O Corinthians volta a Neo Química Arena no próximo domingo, às 18h30, para encarar o Mirassol. O duelo é válido pela 10ª rodada do Estadual.

