Home Futebol Em jogo disputado, Arsenal derrota Aston Villa e volta a assumir liderança da Premier League

Em jogo disputado, Arsenal derrota Aston Villa e volta a assumir liderança da Premier League

Gunners foram até Birmingham enfrentar o Aston Villa e venceram por 4 a 2, em um jogo repleto de emoções; confira como foi a partida

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Na manhã desse sábado, Aston Villa e Arsenal se enfrentaram no Villa Park, em Birmingham, pela 24ª rodada da Premier League.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Arsenal brigava para voltar a vencer após três partidas sem vitórias na Premier League. No meio dessa semana, os Gunners acabaram sendo derrotados pelo Manchester City, que assumiu a liderança e jogou a pressão para o lado da equipe de Arteta, que vive em fevereiro a sua pior fase na temporada.

Do outro lado, o Aston Villa de Unai Emery tentava se consolidar como candidato a vaga para a Liga Europa e deixar para trás a zona do rebaixamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como foi o confronto entre Aston Villa e Arsenal pela Premier League?

O jogo foi marcado por um domínio dos Gunners, enquanto o Aston Villa apostava em saídas de velocidade no contra-ataque para pegar a defesa do adversário desprevenida.

Primeiro tempo

Como vem sendo tradição nessa Premier League, o Arsenal a partida partindo para cima do adversário, mesmo atuando fora de casa. A escalação inicial, que contou com Trossard no lugar de Martinelli, fez com que os Gunners conseguissem pressionar o Aston Villa no campo dos donos da casa.

Quem chegou primeiro ao gol adversário foi o Aston Villa, que conseguiu uma finalização ainda no primeiro minuto do jogo. Mesmo com um certo domínio dos Gunners, o Aston Villa não demorou para ter sucesso em sua estratégia de contra-ataque, logo aos 5 minutos, em sua segunda tentativa de se aventurar no setor ofensivo.

PUBLICIDADE

Cash roubou a bola pelo setor direito de ataque do Aston Villa e lançou o atacante Watkins, que bateu no canto do goleiro Arsenal, sem chances de defesa.

PUBLICIDADE

O Arsenal não demorou a reagir e, com a pressão para voltar a vencer na Premier League, se lançou ao ataque. Aos 11 minutos, o Jorginho lançou Ben White que fez um bom cruzamento para Nketiah, dentro da pequena área. Mings cortou o que era uma chance claríssima de gol para os Gunners, porém, o árbitro assinalou o impedimento do lateral-direito do time de Londres.

No ataque seguinte, aos 15 minutos, finalmente o Arsenal conseguiu transformar a vantagem de posse de bola em um gol. Após um cruzamento pelo lado direito de ataque dos Gunners, a defesa do Aston Villa afastou e Saka finalizou no rebote, fazendo um golaço indefensável. Esse foi nono gol do atacante inglês no Campeonato Inglês, se isolando como artilheiro da equipe.

Com o gol do Arsenal, a equipe de Arteta passou a dominar o jogo. Porém, aos 31 minutos, em uma jogada de ataque do Aston Villa, um cruzamento de Moreno pegou a zaga dos Gunners desprevenida e, após o corta-luz de Buendía, Philippe Coutinho finalizou na marca do pênalti, colocando a bola no canto do gol, sem chances de defesa. Esse foi o primeiro gol do meio-campista desde o final da temporada passada.

O primeiro tempo teve o brasileiro como destaque do lado do Aston Villa, enquanto no Arsenal Odegaard e Xhaka ficaram abaixo da expectativa.

PUBLICIDADE

Segundo tempo

O segundo tempo mostrou um Arsenal muito mais organizado e que não se mostrou abatido pelo dever de buscar o resultado. Desde o retorno do vestiário, a equipe partiu para cima e foi acumulando chances de gols, sem permitir que o Aston Villa aproveitasse os contra-ataques para ampliar o placar.

Aos 60 minutos do segundo tempo, após um atraque pelo lado direito do ataque do Arsenal, Zinchenko recebeu na entrada da grande área e finalizou no canto, rasteiro. A bola entrou sem que Emiliano Martínez pudesse defender e o Arsenal conseguiu igualar o placar.

A partir do empate, os Gunners aumentaram ainda mais a pressão. Martinelli entrou na vaga de Trossard, enquanto no Aston Villa, Philippe Coutinho foi substituído, enfraquecendo os contra-ataques da equipe de Birmingham.

Nketiah teve uma boa chance aos 62 minutos após um passe em profundidade de Odegaard. Porém, jovem atacante, que não viveu um bom dia, não conseguiu finalizar de forma eficiente, desperdiçando uma grande oportunidade.

PUBLICIDADE

Nos últimos 30 minutos da partida, o Arsenal ficou todo o tempo no campo de ataque, pressionando os donos da casa e buscando uma vitória para se manter na disputa com o Manchester City pela liderança da Premier League. Apesar disso, o Aston Villa não abdicava de tentar marcar um gol no contra-ataque, mesmo não conseguindo ter a mesma eficiência do primeiro tempo.

Os Gunners mantiveram a pressão até que no acréscimo do segundo tempo, Jorginho chutou com força e, após a bola bater no travessão, rebateu nas costas do goleiro Martínez e foi parar no fundo das redes.

Quanto tudo parecia encaminhado, o Arsenal ainda aproveitou um lance de contra-ataque após ataque desesperado do Aston Villa e ampliou o placar com Gabriel Martinelli. Uma vitória por 4 a 2 e um sinal de que os Gunners ainda brigam pelo título da Premier League.

Better Collective