A técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage, é um dos nomes indicados ao título de melhor treinador de futebol feminino no Fifa The Best 2023. Do outro lado, Tite, que foi responsável pelo escrete masculino, não foi indicado à premiação em sua categoria. O evento acontecerá nesta segunda-feira (27), em Paris, na França.
Futebol feminino
Pia disputará o título com Sonia Bompastor (Lyon), Emma Hayes (Chelsea), Bev Priestman (Canadá), Martina Voss-Tecklenburg (Alemanha) e Sarina Wiegman (Inglatera).
A sueca foi campeã da Copa América e contabilizou 12 vitórias, três empates e quatro derrotas no decorrer da temporada 2022.
Em relação as concorrentes de Pia, Sarina Wiegman faturou a Eurocopa com a Seleção da Inglaterra, Sonia Bompastor triunfou com o Lyon na Liga dos Campeões, no Campeonato Francês e na Supercopa Francesa e Emma Hayes levou o Chelsea aos títulos do Campeonato Inglês e da Copada Inglaterra.
Futebol masculino
Sem Tite, outro sul-americano disputará o título de melhor treinador de futebol masculino. Trata-se do argentino Lionel Scaloni, que comandou a Albiceleste na conquista do tricampeonato na Copa do Mundo 2022, realizada no Catar. O treinador terá como concorrentes Carlo Ancelotti (Real Madrid), Didier Deschamps (França), Pep Guardiola (Manchester City) Walid Regragui (Marrocos).
Enquanto Deschamps foi vice-campeão no Mundial do Catar, Regragui foi responsável por uma campanha antológica com a seleção marroquina. O técnico eliminou a Espanha e conduziu os africanos à semifinal, o que representa um fato inédito para o continente em mundiais.
Por fim, Ancelotti conduziu o Real Madrid em diversos títulos. O italiano conquistou a Liga dos Campeões, a LaLiga, a Supercopa da Uefa, a Supercopa da Espanha e o Mundial de Clubes da Fifa.

