A seleção brasileira fará, no próximo dia 25, sua primeira partida depois da queda para a Croácia nas quartas-de-final da Copa do Mundo. Aliás, a convocação foi realizada ontem (3) pelo técnico interino Ramon Menezes. Entretanto, o amistoso contra o Marrocos, em Tânger, pode não ser transmitido pela televisão.
Conforme informações do jornalista Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV, o contrato firmado entre a Globo e a CBF expirou no último mês de dezembro. Ele foi assinado em outubro de 2017, válido até o fim de 2022. Ou seja, ainda não há vínculo vingente entre a principal entidade do futebol brasileiro e a emissora para a transmissão dos jogos da seleção brasileira.
De acordo com Vaquer, as negociações entre as partes para a renovação de contrato já começaram. Mas o acordo ainda não aconteceu, em virtude de indefinições quanto ao formato da quantidade de partidas. Afinal, estão programados os nove confrontos em casa da seleção brasileira nas Eliminatórias visando a Copa do Mundo 2026. Contudo, os valores propostos na oferta inicial da CBF são referentes apenas ao jogo contra o Marrocos no dia 25. Assim, um compromisso maior será colocado na mesa da Globo depois desta partida.
Assim, a Vênus Platinada não estaria interessada em pagar a quantia pedida pela entidade por conta de um único amistoso. Outro fator que atrapalharia as intenções da emissora é o horário da partida entre Brasil e Marrocos: 15h no horário de Brasília. Dessa forma, a Globo teria que realizar modificações em sua rígida grade de programação.
Globo não transmitiu dois amistosos em 2017
Pelo último vínculo de cinco anos, a Globo pagou R$ 20 milhões anuais para transmitir, com exclusividade junto com o SporTV, nove confrontos como mandante pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2022. Além disso, 28 amistosos da seleção brasileira também foram exibidos. Dessa forma, o último jogo do vínculo foi o amistoso contra a Tunísia, em setembro.
O portal Notícias da TV ainda informa que não houve negociações durante a pandemia, mas a Globo desembolsou um valor maior em virtude do reajuste causado pela inflação. Em 2017, a emissora deixou de exibir dois amistosos da seleção brasileira, contra Argentina e Japão, por conta do impasse financeiro com a CBF. Então, a entidade acertou com a TV Cultura e a TV Brasil para a transmissão dos dois jogos.

