Em entrevista para a revista Placar, Luis Suárez confirmou uma história contada há algum tempo no Brasil. Então, o centroavante do Grêmio admitiu ter sido rejeitado pelo Flamengo no começo de sua trajetória como jogador de futebol. Aliás, o camisa 9 uruguaio considerou que mereceu o veto do então olheiro Andrade, ex-volante rubro-negro e que seria o técnico campeão brasileiro em 2009.
A possibilidade de Suárez jogar no Flamengo aconteceu em 2006. Então, Andrade resolveu observar o jovem atacante de 19 anos em Montevidéu. Na época, o futuro Pistolero era tratado como uma revelação do Nacional. Contudo, o olheiro rubro-negro reprovou o futuro astro do futebol mundial na Gávea.
17 anos depois, já consagrado e atuando pela primeira vez no Brasil com a camisa do Grêmio, Luis Suárez reconheceu que não teve um bom desempenho diante dos olhares de Andrade. “O Flamengo foi me ver jogar, me disseram que havia o interesse, mas que não gostaram. Nessa época eu errava muitos gols. E é normal… Acontecem muitas situações com jogadores jovens de 17, 18 anos que vão, fazem testes em outras equipes e não vão bem”, declarou o uruguaio à revista Placar.
Andrade viu dois jogos de Suárez e não gostou
Em entrevista para o ge.globo em 2013, Andrade deu a sua versão da história e disse ter tomado a decisão certa ao não recomendar Suárez no Flamengo. “Não me arrependo, não. Futebol é momento. Naquela época, ele tinha 19 anos. Fui ver um torneio (no Uruguai), e ele não se apresentou bem. Era garoto ainda, inexperiente, e realmente não dei o aval. Tinha outro observador comigo, o pai do Ibson (ex-volante do Flamengo), e ele também não se empolgou”, revelou o ex-técnico rubro-negro.
Quatro anos depois, em entrevista ao extinto canal Esporte Interativo, Andrade lamentou, justificando que os jogadores novos apresentam altos e baixos. “Acho que eu dei azar, peguei ele (Suárez) em um momento em que não estava muito bem. Vi dois jogos dele, e realmente ele não foi bem”, recordou.

