O Corinthians fará nesta quarta-feira (12), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Remo-PA, no Mangueirão, o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Timão vai iniciar a competição disposto a quebrar o seu maior jejum na competição: 14 anos. O último título ocorreu na edição 2009.
Desde a última conquista, o Corinthians fez duas finais de Copa do Brasil e teve insucessos, ficando com o vice nas edições 2018 (contra o Cruzeiro) e mais recentemente em 2022 (contra o Flamengo).
A Copa do Brasil teve início em 1989 e o Timão precisou de seis anos para conquistar o primeiro título. Em 1995, a equipe comandada por Eduardo Amorim levou a melhor sobre o Grêmio e ergueu o troféu em pleno estádio Olímpico.
7 anos depois, o Corinthians venceu a sensação Brasiliense na Boca do Jacaré, em Ceilândia-DF, e ficou com o bicampeonato.
Em 2009, na temporada seguinte ao acesso à Série A do Brasileirão, o Alvinegro empatou por 2 a 2 contra o Internacional, no Beira-Rio e comemorou a terceira conquista da Copa do Brasil. Ronaldo Fenômeno foi um dos grandes responsáveis pelo título.
Desfalque do Corinthians para a estreia na Copa do Brasil
O meia Renato Augusto sofreu lesão no menisco durante a estreia corintiana na Copa Libertadores, contra o Liverpool-URU, e será submetido à artroscopia. O tempo de recuperação deve levar dois meses. O técnico Fernando Lázaro terá apenas mais um treinamento para definir o substituto. Maycon, Paulinho e Adson brigam pela vaga.
O zagueiro Bruno Méndez, que cumpriu suspensão na primeira rodada da Copa Libertadores, volta a ficar à disposição da comissão técnica.
Provável escalação contra o Remo
Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Roni, Fausto Vera, Maycon (Paulinho ou Adson) e Giuliano; Róger Guedes e Yuri Alberto.

