Home Futebol Técnico do Manchester City, Guardiola não vence a Champions League desde os tempos de Barcelona

Técnico do Manchester City, Guardiola não vence a Champions League desde os tempos de Barcelona

Treinador do City é um dos maiores da história do futebol

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Na tarde de hoje (10), Manchester City e Inter de Milão fazem a final da Champions League. A Inter busca o seu quarto título de Liga dos Campeões, enquanto o City busca o seu título inédito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para essa final, o Manchester City é o favorito, muito por conta do seu treinador, Pep Guardiola, um dos melhores técnicos da história do futebol.

E o “casamento” entre o clube inglês e o técnico espanhol é bem sucedido. Dura desde 2016 e já rendeu cinco títulos de Premier League. O que falta mesmo é o título continental.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Início meteórico do treinador

E Guardiola é um conhecedor de Champions. O treinador, em três anos como técnico profissional, já havia vencido duas vezes a Liga dos Campeões, pelo Barcelona.

Ele iniciou a sua carreira no Barça na temporada 2008/09 e já foi campeão. Depois, voltou a vencer na temporada 2010/11.

Neste momento, ele estava a um título de se tornar o técnico com mais títulos de Champions League. O recordista era Bob Paisley, com três conquistas.

PUBLICIDADE

Porém, depois disso, Guardiola não venceu mais a competição. Então, ele viu Zidane vencer três Ligas e Carlo Ancelotti vencer mais duas, se tornando o maior campeão, com quatro conquistas.

PUBLICIDADE

Bateu na trave pelo Bayern e a busca pela consolidação do City

Guardiola deixou o Barcelona em 2012 e foi para o Bayern de Munique, em 2013, mas não conseguiu vencer o torneio continental.

Ele disputou três vezes o torneio pelo clube alemão (2013/14, 2014/15 e 2015/2016) e parou na semifinal nas três.

Pelo City, Guardiola teve que construir uma tradição do clube na competição até chegar aonde chegou agora. No primeiro ano, parou nas oitavas de final.

Depois, nas três temporadas seguintes (2017/18, 2018/19 e 2019/20) parou nas quartas. A partir de então, o clube já havia criado uma “casca” e conseguiu resultados melhores.

PUBLICIDADE

Em 2020/21, o City chegou em sua primeira final da história, mas foi derrotado para o Chelsea. Em 2021/22, parou na semifinal.

Agora, o time de Manchester chega novamente à final, podendo chegar à gloria pela primeira vez, além de ser a oportunidade de Guardiola retornar ao topo da Europa.

Manchester City e Inter de Milão se enfrentam neste sábado (10), às 16h (de Brasília), no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.

Better Collective