Após dois dias de folga, o elenco do Corinthians se reapresentou nesta terça-feira visando o clássico contra o Santos na próxima quarta-feira (21), às 20h, na Vila Belmiro, pela 11ª rodada do Brasileirão. Uma das preocupações da comissão técnica é quanto a parte física dos atletas. O clube preparou programa especial com a finalidade de evitar lesões na segunda metade da temporada. Daniel Félix, preparador físico trazido por Vanderlei Luxemburgo, justificou o usado da caixa de areia, que com frequência é criticada.
“A ideia era a gente retomar os trabalhos de uma maneira progressiva, enfatizando algumas valências que achamos importante, principalmente para sustentar com intensidade a sequência de jogos que vem pela frente. Revisitar algumas situações que precisamos de uma maneira pontual. Objetivamos, neste primeiro dia, enfatizar a resistência e um pouco o trabalho de força na caixa de areia”, iniciou o preparador físico do Corinthians.
“Entendemos a areia como um dos pontos do nosso programa de força e condicionamento para o atleta de futebol. É um meio eficiente para várias situações, desenvolvimento do sistema energético, para sobrecarregar alguns movimentos que não conseguimos no campo. A areia está dentro de um programa que começa dentro da sala, com o desenvolvimento da força de base e potência. A areia é um dos fatores que agregamos ao programa”, argumentou.
O preparador físico do Corinthians discordou de quem considera a caixa de areia um método ultrapassado.
“É bom que a gente fale sobre isso porque durante muito tempo a areia foi, de alguma maneira, erroneamente marginalizada. As pessoas esperam da areia algo que ela nunca vai te dar, que é o potencial de estimular o ciclo de alongamento e encurtamento. É um treino que sempre foi eficiente, entra com volume baixo mas intensidade alta. Isso, em pequenas doses na temporada, vai ajudar os atletas a performarem em alta intensidade dentro do campo”, ponderou.
Situação do Corinthians no Brasileirão
O Timão obteve apenas duas vitórias em 10 jogos disputados no Brasileirão e ocupa a 16ª colocação, com apenas nove pontos ganhos, apenas um à frente do Goiás, primeiro clube do Z-4. O Esmeraldino empatou por 2 a 2 contra o Fluminense, no domingo, na Serrinha, e se tivesse vencido empurraria o Alvinegro do Parque São Jorge para o bloco dos últimos quatro colocados.
O Vasco foi derrotado pelo Internacional (2 a 1), no Beira-Rio, e se manteve na penúltima colocação, assim ajudando o Corinthians a ficar fora do Z-4.

