Na última quinta-feira (21), o Santos demitiu o técnico Odair Hellmann do cargo enquanto o Vasco encerrou o ciclo de Maurício Barbieri. Com isso a edição 2023 do Brasileirão chega a nove treinadores demitidos depois de 11rodadas disputadas.
Ele se junta a uma lista que conta com Paulo Turra, demitido no dia 16 de junho do Athletico Paranaense. Antes da saída de Turra, tivemos Eduardo Coudet deixando o seu cargo no Atlético-MG no último domingo (11). A lista é completada por Ivo Vieira (Cuiabá), Lázaro e Cuca (Corinthians), António Oliveira (Coritiba) e Rogério Ceni (São Paulo).
Um ponto interessante da lista acima é que Fernando Lázaro segue no Timão, mas como analista de desempenho . Por outro lado o português António Oliveira vem fazendo um bom trabalho no Cuiabá. Tanto que o Dourado é um dos melhores visitantes do Campeonato Brasileiro.
Confira todas a demissões do Brasileirão Série A 2023 (entre aqueles que iniciaram a competição empregados ou assumiram ao longo do campeonato)
- Coritiba– Antônio Oliveira (18/4)
- São Paulo – Rogério Ceni (19/4)
- Corinthians – Fernando Lázaro (20/4) e Cuca (27/4)
- Cuiabá – Ivo Vieira (10/5)
- Atlético-MG – Eduardo Coudet (11/6)
- Athletico Paranaense – Paulo Turra (16/6)
- Santos – Odair Hellmann (22/6)
- Vasco – Maurício Barbieri (22/6)
Chance de recorde de demissões neste ano?
Em 2022 a temporada teve um total de 21 treinadores demitidos dos seus clubes. Mas o ano onde ocorreram maiores mudanças foi em 2015, com um total de 32 trocas.
Até o momento da publicação dessa matéria nove técnicos foram demitidos ou pediram demissão.
Treinadores que estão na corda bamba no Campeonato Brasileiro
Com apenas 11 rodadas disputadas, a tendência é que novas demissões aconteçam em breve. A lista acabou tendo três novos nomes durante a pausa da Data Fifa.
Antônio Carlos Zago do Coritiba, que ainda não venceu um jogo sequer no Brasileirão, é um dos que está seriamente ameaçado no cargo.

