Home Futebol Corinthians: Luxemburgo vê melhora individual apesar de campanha ruim da equipe

Corinthians: Luxemburgo vê melhora individual apesar de campanha ruim da equipe

Técnico do Corinthians afirmou que coletivamente o time tem tido um desempenho muito ruim, apesar da melhora individual dos atletas

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O técnico Vanderlei Luxemburgo tem o segundo pior desempenho como técnico do Corinthians desde 2008. O atual comandante do Timão, com 33,3% de aproveitamento, só fica atrás de Jair Ventura, que teve 31,5%.

Ao ser questionado exatamente sobre esse ponto: o aproveitamento e a melhora da equipe pelo jornalista Marco Bello durante a coletiva após a partida que o Corinthians perdeu de 1 a 0 para o Red Bull Bragantino: o treinador novamente preferiu criticar o jornalista e ironizar as perguntas ao invés de tentar responder os questionamentos. Para o técnico, há um crescimento individual, mas não há uma melhora coletiva.

O problema óbvio da afirmação é: como é possível um time melhorar individualmente seus atletas, porém, ter como resultado dessa melhora individual um desempenho coletivo pior do quando esses mesmos atletas tinham desempenho individualmente ruim?

Em uma analogia simples, seria o mesmo que melhorar o motor de um carro de Fórmula 1 e isso significar um desempenho pior de quando o mesmo carro tinha um motor ruim.

PUBLICIDADE

Ao responder à primeira pergunta da coletiva, Luxemburgo afirmou: “A gente vê um crescimento no aspecto individual, de jogadores melhorando, mas no aspecto coletivo, não”. O treinador prosseguiu dizendo: “Eu tenho que enxergar coisas que são óbvias, senão você vai me chamar daqui a pouco de maluco.”

PUBLICIDADE

O treinador em outros momentos da coletiva voltou a afirmar que vê um crescimento individual dos atletas, porém, segundo ele “nós não avançamos coletivamente”.

Para piorar, Luxemburgo acabou colocando a culpa da oscilação do time nos jogadores mais jovens. De acordo com ele, muitos da mídia teriam o criticado quando ele colocou esses atletas para atuar contra o Liverpool do Uruguai, pela Libertadores. Para defender sua decisão, o técnico disse que está vendo nos treinamentos uma “evolução da garotada”. Luxemburgo, no entanto, disse também que esses jogadores “vão oscilar bastante porque são jovens”.

Dessa forma, o treinador retira de si o evidente problema tático que a equipe possui jogando com jogadores jovens ou não. No segundo do tempo do jogo contra o Bragantino, principalmente pelo lado direito da defesa do Corinthians, o que se viu foi muita desorganização tática. Algo que depende mais da qualidade do trabalho da equipe técnica que comanda o time do que da idade dos jogadores. Principalmente porque em muito jogos em que o Corinthians de Luxemburgo atuou com os medalhões, o time também apresentou a mesma desorganização tática.

Durante a coletiva, Luxemburgo também disse as seguintes pérolas: “três vitórias, quatro vitórias faz você subir na tabela”. Disse que o Corinthians, apesar de ter a quarta maior folha salarial do Brasil, não disputa o título do Brasileirão Série A, campeonato que, segundo ele, o clube deve, no máximo, lutar por uma vaga na Libertadores. E, por último, afirmou que “se você conseguir ganhar três jogos seguidos, pode ter certeza que a nossa pontuação melhora bastante”.

PUBLICIDADE

Luan

O técnico também falou da declaração do jogador Luan, o qual em uma entrevista para o podcast do ex-jogador Denílson disse que se colocou à disposição para Luxemburgo. Segundo o Luxemburgo, o problema de Luan é que a torcida não quer mais o jogador na equipe.

Better Collective