No último domingo (2), o Palmeiras foi à Ligga Arena para enfrentar o Athletico e empatou em 2 a 2. Além do resultado, a partida repercutiu devido a um lances nos primeiros minutos, quando Zé Ivaldo acertou Endrick dentro da área e a arbitragem, após intervenção do VAR, assinalou pênalti, punindo o defensor dos mandantes com cartão amarelo. No decorrer da partida, o ex-árbitro Salvio Spinola publicou em seu Twitter um trecho da regulamento afirmando que cotovelada, cometida por Zé Ivaldo, é lance de expulsão.
“Cotovelada é agressão, expulsão, isso nunca mudou na regra”, afirmou Salvio Spinola, indicando decisão errada da arbitragem quanto a punição do jogador do Athletico contra o jovem do Palmeiras. O ex-árbitro ainda apontou que a mudança se deve quando a falta é considerada leve.
“Falta leve com pênalti, que impede um gol, mudou, jogador que disputa a bola é aliviado e recebe amarelo”, indicou Salvio Spinola. O analista de arbitragem publicou o tweet com destaques das regras enquanto a bola rolava no duelo entre Palmeiras e Athletico. Confira abaixo:
Diferentemente do apontado por Salvio Spinola, Jean Pierre não expulsou em lance polêmico de Athletico x Palmeiras
Apesar do analista de arbitragem apontar que o jogador do Furacão deveria ter sido expulso pelo lance com o atacante do Verdão, o árbitro da partida entendeu de outra maneira. De acordo com o relatado por Jean Pierre Gonçalves Lima na súmula do jogo, o cartão amarelo foi mostrado a Zé Ivaldo por “golpear, de forma temerária, seu adversário na disputa de bola”.
O lance gerou muitas reclamações por parte do Palmeiras, incluindo uma entrevista polêmica do auxiliar-técnico João Martins após o empate com o Athletico. O próximo compromisso do Verdão em capo será diante do São Paulo, nesta quarta (8), às 19h30 (de Brasília), no Morumbi, pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil.

